OMFG! Reli o post passado e vi a quantidade de erro em portugues por km2. Um escandalo menina, rs. A minha desculpa é a falta de revisao.
Lá no Rio e estado do Rio eu andei observando tudo. Ví como existem coisas que mudaram e outras que nao mudaram nada. Gastei uma saliva com meus amigos e cheguei a alguns pontos.
Nao que eu seja um economista, pelo contrario, sei talvez o mesmo que vc sobre esse assunto. Porém percebi que o Brasil vive um momento delicado. A economia vai bem, a tal da classe C cresceu e nunca se gastou tanto quanto agora. Nao obstante com a descoberta do pré-sal em áreas próximas, cito como exemplo a minha querida Saquarema, o futuro é promissor. Nem tudo sao flores e eu provavelmente estou errado ao dizer que é tudo oba-oba...
O Brasil importa mais do que exporta. Isso é péssimo e vc nao precisa ser um economista pra entender o porque né?! O dólar superdesvalorizado junto com o euro em baixa também nao sao coisa boa pro Brasil. Isso significa uma supervalorizacao do real, nossos produtos mais caros lá fora, menos turista indo pro Brasil. Além disso tudo está inflacionado no Brasil. Até mesmo comida que eu achava barato ficou pesada no bolso. Nao preciso dar exemplos mas se vc quiser um, eu e a Karen fomos num restaurante a quilo e pagamos 50 reais por dois pedacos de bife! Isso porque nao nos falaram, mas a carne era pesada em uma balanca diferente da balanca onde vc pesa a comida. Depois ficamos sabendo que esse restaurante vem recebendo várias críticas negativas por conta desse "golpe". Aliás, infelizmente eu tenho que falar, mas os golpistas continuam agindo livremente e isso talvez seja um empecilho para o tao esperado progresso do nosso país. Nas tres semanas que fiquei lá fui lesado duas vezes (essa do restaurante é uma). Mesmo assim achei demais, visto que eu sou carioca, porra!
A nossa presidente terá um futuro desafiante onde ela terá que tomar decisoes certas pra nao encaminhar o Brasil pro mesmo caminho que o resto do mundo foi.
Agora vamos a previsoes boas. Aliás o título desse post foi um apelido que algum amigo meu pos em mim visto que eu tinha mania de analisar as situacoes e prever certos comportamentos.
Há alguns anos eu comentava com meus amigos sobre a lei de bebidaXdirecao aqui na Irlanda. Eu dizia o quanto isso seria importante no Brasil. Nao deu outra e o Brasil adotou a tal da "lei-seca" (nomezinho meio inapropriado, mas tudo bem). Falei também do quanto me dava nervoso a quantidade de saco plástico que as empacotadeiras te davam no supermercado. Agora tao comecando a usar sacola retornável, alguns mercados dao pontos pros clientes que usarem-as. Clap, clap!
Entao como tudo que eu falo se escreve, vou propor a volta do bondinho ao Rio. Principalmente nos trechos que nao tem metro, por exemplo, ali na saída do metro Botafogo pro shopping Rio-Sul, seria perfeito, viu prefeito! Indo pra Urca idem, Gávea e etc, etc e etc...ops, algum amigo meu me soltou que como parte do projeto das olimpíadas, vao lancar o VLT veículo leve sobre os trilhos, que seria o equivalente ao Luas daqui da Irlanda! Legal hein, apesar que eu acho que o bondinho, aquele velho mesmo, tem mais a cara do Rio :-)
Já que já ouviram eu dizer essa vou propor também um sistema pras favelas. Agora tá na moda falar no complexo do alemao e com o cinema 3D a 4 reais até eu to com vontade de dar uma passada lá. Pra essas comunidades uma idéia seria uma rede de energia solar. Todo mundo sabe que boa parte das casas dessas áreas tem gato pra puxar energia, entao nada mais correto que dar energia de graca pra essa gente. Claro que ia rolar um investimento pra instalacao inicial de nao sei quantos milhoes, mas depois ia ficar tudo por conta dele, nosso pai-sol! Vc pode estar achando isso viagem, mas um dia mesmo que vc esteja com 90 anos e os caras resolvam fazer isso, vc vai lembrar daquele blog em 2011 que propos isso.
O transito do Rio precisa tambem de mais educacao. Nao digo pra ficar igual ao transito aqui em cima mas, as faixas poderiam existir, os motoristas que cortam poderiam ser multados. Tambem nao se espante se isso ja nao rolar antes da copa de 2014. As calcadas com pedras portuguesas...sem comentarios, rs.
Uma subidinha no Cristo custa quase 50 reais por pessoa! 20 de van + 24 e poucos da outra van e ingresso. VTNC aqueles que tem familia grande. Se vc for de trem sai por 60 reais tudo! Isso eu duvido que vá mudar por conta da Copa.
Multa pros FDP que sujam a praia!
E por último algo mirabolante, jamais pensado antes...
Um sistema borrifador de protetor solar nas praias. O sujeito poe a moeda digita o fator e a parte do corpo que ele quer, entra na máquina que é uma espécie de geladeira e pronto. Sai de lá já devidamente protegido. Essa idéia veio até da minha preg. de por o tal do protetor todos os dias que fomos a praia ou piscina. Que saudade desses dias...
Wednesday, January 26, 2011
Monday, January 24, 2011
puts, ja acabou??
De volta ao frio...comigo trouxe um virus terrivel que ta me deixando de cama ja ha dois dias. A previsao e' de - 20 graus C pra semana que vem, que delicia... Sabe, eu nao entendo aqueles que odeiam o sol ou que simplesmente o ignoram. Penso que seria uma boa ideia mandar eles pra passarem um ano aqui nessa ilha. Sol e' vida e ignora-lo e' como ignorar a vida.
Mas entao voltei pro meu canto do mundo e vou ficar observando voces aqui de cima. Nos proximos posts falarei sobre alguns insights que tive no Rio. Adianto que a viagem foi excelente, pena que o tempo era pouco.
Um beijo*!
*um beijo so' mesmo pois perdi o habito de dar dois beijos ao se despedir, rs. Um beijo so' acompanhado de um abraco e' bem mais sincero. E' assim que eu cumprimento a minha sogra, a irma dela e mais todos que eu gosto :-)
Subscribe to:
Posts (Atom)