Saturday, June 11, 2011

Quando em Roma...

Tem milhoes de sites por aí dando dicas a brasucas que cairam de páraquedas aqui na ilha das esmeraldas. Se vc olhar em alguns dos links que eu sigo vai ver alguns muito úteis e dando uma procurada no Google talvez ache mais sites. Eles dão dicas de como conseguir emprego, qual a escola vc deve evitar ou até mesmo dicas do que fazer.
Now(rs.), se eu fosse dar a minha própria dica fora disso tudo seria exclusivamente uma: caia de cabeça na cultura do país.
Não dá pra chegar aqui e achar que vc vai ter churrasquinho, praia e amigos no fim de semana. Esses tres provavelmente serao substituídos por "pub" "pints" e "chuva". Mas isso tudo soa meio óbvio, não?!
Nao é tao obvio assim pra muitas comunidades de imigrantes aqui na Irlanda. Nao somente os brasileiros mas tem tambem as comunidades asiáticas, leste-europeu e por ai vai. Eu reparo que muita gente nao se mistura, nao participa dos eventos locais e nao tem o menor ou nenhum interesse em "agir como os romanos". Pra mim, a verdadeira graça, aquilo que faz viver nesse país chuvoso e friorento algo "bearable" é justamente curtir com o povo. Exemplo, já disse aqui que trampo num ambiente multicultural com desde chines até brasileiro (eu, rs.). Ontem tivemos nosso primeiro jogo de tag-rugbi desse ano (é, a liga tá de volta!). E eu tava explicando pros meus colegas de trampo que participavam desse evento pela primeira vez que o mais bacana nao é o jogo em si, e sim ir pro pub depois do jogo pra tomar umas pints. O evento, obviamente, é patrocinado pela Bud light, e tem um pub dentro do próprio clube! Ontem eu nao pude fazer a socializacao mas tarei lá na próxima. Essa dica é importantíssima, se vc nao gosta de beber já é meio caminho pra vc se sentir um peixe fora d'água nesse país de bebados. Nem que vc beba um drink por hora, já é suficiente. Ou, se nao beber, fique no copo d'água. Mas, vá pro pub! É no pub também que se ouve as melhores pérolas, que se fecha os melhores negócios e que se esquece de o quanto o clima tá uma m...rs.
Aqueles estereótipos que eu sabia no Brasil também sao conhecidos aqui. Há mais de dois anos que eu trampo com essa galera de tudo que é país no mundo e nao tem jeito, o pensamento é o mesmo: alemão tem fama de organizado; chines, trabalhador; irish bebado; latinos preguiçosos, brasileiro machista etc e etc...
Eu quase nao convivo com brasileiros aqui nao por opcao mas por falta de. Ontem eu conheci uma brasileira que é casada com um colega de trab e fiquei como se tivesse vendo um Acho que isso ajuda de certa forma a minha integracao a essa cultura tao diferente. É como se eu tivesse deixado o "molde" de quem eu era no Brasil e adquiri um novo "molde". A essencia ainda está lá, ainda sou um pouco dramático, levo as coisas mais a sério do que deveria, mas...sei lá, me sinto em "casa". Na verdade eu gosto de alguns aspectos em ambas as culturas brasileira e irish, mas acho que tem mais aspectos na cultura irish que eu gosto mais. Esse negócio do respeito, da educação, da organizaçao e por ai vai. O brasileiro tem um lance interessante também: a falta de preocupação e o "ah depois a gente ve isso!" Acho que é por esse fato que gringo fica louco quando vai ao Brasil.
Finally, eu queria expor a minha crise de identidade aqui, rs. Eu nao me considero um irish (ainda). Mas tambem nao sei como seria morar no Brasil algum dia, pelo fato de me sentir um turista no meu próprio país. Fico por enquanto nesse limbo, e acredito que isso ocorra com muitos imigrantes que saem de seus países e ficam por mais de um ano morando fora. Minha dica pros marinheiros de primeira viagem: fiquem cientes que vcs podem passar pelo mesmo sentimento. Vale a pena? Ah, se vale, so far so good!

No comments: