Sunday, December 2, 2018

Filme sem partido?*

Nao escrevo por obrigacao, escrevo para nao perder a ideia que tive que no momento julguei ser consistente. Mesmo que daqui a uns 5 anos essa ideia nao tenha a mesma forca, sei que é preciso registrá-la. Portanto, só escrevo mesmo quando vejo necessidade, nao cumpro regras, contratos nem nada e por isso me sinto livre. 

Dois diretores, dois lados. Duas geniais ideias internacionalmente famosas sendo mostradas de diferentes perspectivas. Quem é Clint Eastwood além de um de meus diretores preferidos? Quem é Steven Spielberg, que sabia dirigir criancas com uma sensibilidade jamais igualada por nenhum diretor?

Ambos tem lados políticos, ambos deixam bem claras as suas visoes em diversos filmes. 
Vou pegar dois filmes, dois de cada. 
Gran Torino e Sully, por Eastwood. 

***Abaixo tem spoilers!***

Gran Torino é o típico filme para gerar discussoes nas mesas de jantar de família. O veterano de guerra(Guerra da Coréia) rabugento tem uma missao em sua ordinária vida entre uma cerveja e outra. Salvar um imigrante (olhado com bastante desprezo pelo veterano pelo fato de ser coreano), de ser levado pro mundo do crime. E faz isso com heroísmo ao máximo, entregando a própria vida. 

Quando vi esse filme achei o máximo, fiquei inspirado. Porém, nao entendia naquela época o que Clint Eastwood gostaria de passar. Somente quando vi muitos de seus outros filmes, quando enxerguei as nuances nos detalhes de cada cena e principalmente, quando soube da posicao política de conservador/republicano é que pude entender o Clint Eastwood. Clint é também pró-armas. 

A mensagem do filme é clara, um indivíduo tem que fazer da própria vida o meio para salvar um imigrante da criminalidade pois o governo nao é capaz de tal. Um ato, um indivíduo colocado acima da sociedade. 

Em Sully temos um outro ato heróico que salva vidas, porém é questionado (por esse mesmo governo negligente em gran torino) por ter pousado no rio em vez de voltar pro aeroporto. Ele prova contra o governo que ele nao tinha tempo para voltar pro aeroporto, e estava certo! A perseguicao que sofre foi insensata e autoritária. 

A mensagem em ambos os filmes é clara, o indivíduo é herói, deve ser exaltado quando age heroicamente, o governo(ou coletivo) é inútil e só atrapalha. 

Daí vem Spielberg. 

The Post e Bridge of spies

The post é um filme que nao tem como dar errado. História real, com atuacao brilhante de Meryl Streep. Esse filme exibe o poder da propaganda, ou melhor, o que ocorre quando Governo (EUA) e Mídia corporativa (EUA) se juntam para divulgar somente informacoes que lhes convem em troca de omitir tantas outras. A guerra do Vietnan acumulou vários crimes de guerra que por muitos anos ficaram longe do conhecimento dos americanos. Até que, uma mídia sacana e ousada, Washington Post, divulga tudo. E da noite pro dia todos os demais meios de comunicacao seguem o passo dela e também divulgam. O governo fica zureta! 

Esse filme mostra nao somente o poder da mídia mas de cidadaos que resolvem fazer uma denúncia séria mesmo que isso ponha suas vidas, carreiras, enfim, tudo em risco. 

Bridge of Spies é sobre um diplomata e um agente duplo russo que é usado como moeda de troca. O filme mostra o quanto nao existe lado "certo" ou "errado" quando ambos os gov. estao fazendo algo sujo (No caso EUA e Rússia).  A CIA tortura o prisioneiro, de novo, tudo baseado em fatos. 
A mensagem do filme também é clara. Nao existe heroísmo que nao venha com solidariedade e é exatamente o que faz o advogado James Donovan, representado por Tom Hanks. 

*O título do post é mera ironia. Imagina se tirássemos o partido de todos os filmes? Até os que sao baseados em fatos tem partido e isso depende da visao política do/a diretor/a. 

No comments: