Monday, September 21, 2009

couch surfing, nacionalidades, bbc news, honduras

Ola!

Tive minha primeira experiencia do couch surfing ontem. Na verdade eu hospedei uma couch surfer aqui.

O couch surfing funciona assim: vc se registra no site e dai se conecta com gente do mundo inteiro. Quando for viajar e quiser poupar uma $ em acomodacao vc manda uma mala direta pra galera da regiao q vc ta indo e espera resposta. Se alguem te responder positivamente, pronto! Vc pode ficar na casa da pessoa sem gastar nada.

Foi assim que a Melanie, uma francesa bem timida ficou aqui em casa ontem. Fiquei um pouco sem jeito pois nunca tinha feito esse treco antes, mas no fim deu tudo certo.

Agora tem um casal da Australia que quer vir pro fim de ano. To um pouco empolgado com essa parada e confesso que seria maneiro receber brasileiros aqui tambem.

Falando em nacionalidade, as vezes alguem me pergunta sobre identidade cultural, choque cultural, etc. Eu costumo dizer que nao sinto falta do Rio, das pessoas sim!

Sobre adaptacao nunca tive problema pois tambem nunca me considerei um cidadao do Rio. Na verdade eu gosto de agregar diferentes peculiaridades de nacionalidades. Indo nessa eu diria que tenho um pouco de latino quando o assunto eh comida, pois adoro as refeicoes prolongadas com couvert e muita comida. Ao mesmo tempo tenho um pouco da distancia do ingles, pois nao gosto que me toquem e prefiro cumprimentar as pessoas a distancia. Tambem quando entro numa loja odeio que o vendedor venha falar comigo, a nao ser, claro, que eu consulte-o. Aqui quando vc entra numa loja de sapato ninguem te incomoda e vc pode ver tudo sem ao menos ouvir nem um "posso te ajudar?" AMO isso! When it comes to parties, os irish sao os melhores. As cerimonias tradicionais aqui(casamento, funeral, batizado) duram um dia, ou dias inteiros com muita bebida e comida. Tambem me amarro nisso! Tem tambem o respeito que eu tenho pelo povo chines e pela sua filosofia de vida, apesar de serem umas formigas e viverem para o trabalho(nunca vi um chines num pub).


Tava vendo o site da BBC news e logo na primeira pagina tem uma reportagem sobre o Rio "que vc nao conhece". Nao tao logicamente quanto havia de esperar por essa headline o video mostra coisas legais pra se fazer no Rio, destaques pra praia da joatinga e um restaurante se nao me engano se chama Dos esquilos. Nao vou linkar nada hj pq to com preguica, se vc quiser Google it! Soh sei que os videos valem a pena e realmente mostram um Rio que pelo menos eu nao conhecia.

Tenho acompanhado as noticias sobre o golpe militar em Honduras e o drama do ex-presidente que resolveu voltar ao pais escondido. I mean, quantos seres humanos no mundo teriam peito de fazer o que ele ta fazendo em talvez "amor a patria?" Esse cara devia ser presidente eterno de Honduras, rs.

Por ultimo, tenho sofrido mas vou ate o fim pra terminar o livro autobiografico do Slash. Escatologico, podre, mas ao mesmo tempo inocente, ingenuo. Na verdade a parte que mais me convenceu a ler esse livro eh exatamente o processo de composicao das musicas. Me interesso por saber como e em que circunstancias uma das bandas de rock que eu mais gosto fizeram musicas como Welcome to the Jungle e Mr Brownstone. Its all about drugs! O interessante eh como um sujeito que teve parada cardiaca, quase morreu por conta de drogas, consegue se lembrar com riqueza de detalhes o inicio da banda, la pra meados de '80. Tipo, eu nao lembro nem quantas pints eu tomei com o Sven e a Melanie ontem, quanto mais 15 anos atras.

Ate rolaria mais assuntos mas esse post ja ta suficiente e vcs nao vao precisar lutar muito pra ler tudo.

Fui

2 comments:

Fabio said...

Aqui no Brasil, mais precisamente em São Paulo, tá rolando um fenômeno chamado "aluguel de amigo", um esquema semelhante ao couch surfing. A pessoa que vai viajar para um determinado lugar compra "o serviço de amizade" das pessoas que estão no destino a ser traçado e elas ajudam nas compras, com hospedagem, fazem companhia, indicam lugares para lazer, etc. A little freak I admit...
Abs

Antonio Proenca said...

Na verdade eu fiquei sabendo do couch surfing atraves de um amigo dai do Rio. Parece que ta comecando a bombar ai. E ao contrario desse "aluguel de amigo" vc nao precisa dar atencao nenhuma a pessoa que fica na sua casa, apenas a chave e um canto pra dormir.