Sunday, September 6, 2009

Sunday times

De vez em quando eu gosto de pensar sobre o futuro, muitas vezes pensamentos otimistas, apesar de "global warming" e a negatividade em torno disso. Nao ha nada que se possa fazer pra evitar o descongelamento do circulo polar artico e alguns numeros apontam que em 2050 nao havera mais circulo polar artico. Heranca que vamos deixar pros nossos filhos, filhos dos nossos filhos...

Num futuro breve ninguem vai precisar de faxineira. As casas vao ter um sistema que gerencia a casa(algo como os Jetsons). Vc do seu escritorio de trab vai controlar as tarefas que precisam ser feitas, tais como, passar roupas, lavar, limpar janelas, limpar fogao, etc. Essa ideia veio pelo fato de eu estar morando sozinho e ter que ter uma faxineira pra vir aqui uma vez por semana. Pois o $ que eu pago a ela tambem me remunera na maneira que me da um tempo pra eu distrair. A nao ser que minha esposa morasse comigo e concordasse em ser uma housewife, dessa forma a minha vida estaria completa :-)

Ainda nesse mesmo futuro, com a selecao natural dos mais fortes, teriamos uma sociedade com democracia plena. Pois a ideia de democracia nesse mundo atual nao existe. O governo eh quem decide as coisas, nao vc! Vc ajuda a por o governo la, mas nao sabe, nunca soube e nunca sabera o que eles vao fazer por vc. A unica forma de democracia plena que eu conheco seria a Anarquia. Tal como naquele filme V for Vendetta(em portugues V de vinganca), a sociedade eh quem dita as regras! Nao existe autoritarismo ou qualquer outra forma de poder que nao seja do povo! Sim, isso vai existir um dia, quando na sociedade houver esse processo de selecao. O mundo de hoje ta um pouco mais igual do que o mundo medieval por ex. onde vc tinha um rei cheio da grana e o povo sem nada. O mundo de amanha vai ser mais igual ainda e por ai vai ate chegar ao ponto onde as pessoas vao se questionar: "precisamos mesmo de alguma lideranca?"

Ja passei dos 30 e ainda nao tenho muita ideia do que eu quero pra minha vida, profissionalmente falando. Eh mais facil perceber o que eu nao quero. Mas ainda to descobrindo que caminho trilhar. Ja pensei e ainda penso na politica mas nao sei e nao quero saber ainda como chegar la. Seja o que eu decidir pra mim, certamente terei a musica minha aliada seja como hobbie ou como um extra $ nos fins de semana. Sinto falta de tocar, mas a realidade atual nao permite muito isso. Descobri, principalmente atraves desse meu job atual que eu gosto de administrar. Seguindo essa logica, trabalharia tranquilamente como um dono de um negocio. Por outro lado gosto de trabalhos que mexem com criatividade ou ideias e esse assunto eh meio escasso no mundo que vivemos. Tudo eh voltado pro $ e nao ha espaco pra ideias! Por ex. se houvessemos espaco pra "thinkers" o sistema operacional de um computador seria algo muito mais elaborado que o Windows. Pois esse cara ja tem quase 15 anos desde que foi lancado e ate hj nao conseguimos algo melhor(apart from Apple mafia). O mundo precisa de mais ideias!

Tenho que sair agora, preparar o breakfast pro povo aqui e raspar a careca. Talk later!

3 comments:

Fabio said...

Cara, porque vc não monta uma ONG de causas ambientais ou algo do tipo? Você pode se envolver em políticas públicas de sua cidade, administrar a instituição, etc etc. Você formar uma escola de música, por exemplo. Tenho certeza que vc e seus colegas de trabalho podem juntar forças para isso. Abs

Lucienne Condé said...

Oi Antonio! O filme q vc ia ver em portugues se chama Deixe Ela Entrar; e foi aclamdo no festival de terror em sp. Vc assistiu? É legal? Não sou mto fã de vampiros mas fiquei curiosa. beijos!!

Antonio Proenca said...

Oi Lu, pois acabei de postar um comentario sobre o filme, ve la! bjos