Friday, February 26, 2010

Dicas pra quem ta vindo

Dando uma passada rapida aqui...

ontem teve poker da empresa. Tirei terceiro lugar e levei 30 euros pra casa :-) O torneio teve duas mesas com 7 pessoas em cada e no final juntou os dois melhores da minha mesa com tres da outra. Jogar com tanta gente assim foi bem legal e com 2 pints gratis melhor ainda. O ganhador foi o Aengus que era tambem o meu favorito e eu falei pra todos antes do jogo que ele ia ganhar. E' incrivel como ele consegue esconder, blefar na hora certa e ser preciso. Como dizem por ai, poker nao e' um jogo de cartas( que eu odeio) e sim um jogo de pessoas. Foi otimo porque eu pude estudar o jogo dele bastante ontem e ja falei pra ele aproveitar bastante esse torneio porque nao ira se repetir ;-P

Vou tentar tornar esse blog um pouco mais util...

A primeira ideia e' uma dica que ajuda muito brasileiro. Como chegar na Irlanda?

Em primeiro lugar compre sua passagem. Pode ser em agencia ou no proprio site da cia. aerea. Eu recomendo a segunda opcao pq e' mais barata geralmente. Ate a data de hoje e pelo menos os prox meses nao existe voo direto Brasil - Irlanda. Entao vc tem que voar pra algum pais da Europa e fazer conexao pra Dublin. Algumas opcoes sao Paris, Londres, Amsterdam, Lisboa, Madrid. O unico bom da conexao e' que vc pode fazer aquelas comprinhas no duty free e geralmente alcool e' a pedida. Por ex. uma vodka absolut custa normalmente 25 euros por aqui. No aeroporto se consegue por 10. Os precos das passagens tao variando bastante (gracas a recessao) mas pode-se encontrar passagens a 600 euros(ida e volta)! Quanto a empresas aereas, TAP parece razoavel, Iberia e' uma das mais baratas mas o servico e' fraco, Air France e' boa, British Airways e KLM tambem, enfim, pelos precos se tem uma ideia se a tua empresa e' um onibus com asa ou se vai ter um conforto extra.

Quanto a imigracao: se vc possui passaporte brasileiro tera que passar pela imigracao aqui na Irlanda. Ao contrario dos EUA, onde eles requerem que o brasileiro pegue o visto ainda no Brasil, se vc vem pra Europa tem que pegar o visto aqui no proprio destino. Quando vc faz conexao entre os paises da comunidade europeia vc nao precisa passar por imigracao nos outros paises. O motivo disso e' que quando vc ta por ex. no aeroporto charles de gaulle em Paris, esperando teu voo pra Dublin, vc teoricamente nao esta em solo frances. E' tipo aquele filme Terminal com o Tom Hanks lembra? Entao embarcou, agora sim quando chegar em Dublin vai ter alguem te esperando na fila pros "Non-EU" ou "Outside EU". A questao que muito brasileiro me pergunta e' como lidar com a imigracao. Nao e' tao dificil quanto parece e aqui vao algumas dicas:

- Aja normal principalmente se estiver a turismo. Responda somente o que for perguntado.
- Tenha o teu passaporte em maos. Se tiver carimbos de outros paises melhor ainda.
- Se vc for marinheiro de primeira viagem e' recomendavel que vc leve alguma carta de comprovacao de trabalho no Brasil. Eles querem saber qual vinculo vc tem com o Brasil.
- Outra dica importantissima! Tenha sempre cash em maos. Dizem que e' algo em torno de 50 euros por dia. Entao por ex. se vc for passar 20 dias na Irlanda traga 1000 euros em cash(nao vale cartao de credito nada disso). Mesmo que vc nao gaste!
- Fale que esta a turismo e compras! Os agentes da imigracao adoram ouvir isso.
- Tenha a reserva do hotel em maos. Se for ficar na casa de amigo, tenha uma carta dele com endereco e contato.
- De novo, so apresente ao fiscal o que for pedido. So responda o que for perguntado.
E boa viagem!


p.s.: A proposito eu tenho dois amigos do Brasil vindo me visitar dentro de uma semana. Em breve mais detalhes :-)

No comments: