Thursday, February 17, 2011

Fold, check, raise, call, bet! All-in!

Uma das paixões dos Irish que eu chamaria de vício, que está nas TVs, nas revistas especializadas, na internet e em milhões pubs em todo o país, todos os dias, 24 horas por dia, é o poker. A versão Texas hold'em é a mais propagada aqui.

Ontem eu tava vendo uma partida na tv e fiquei analisando os jogadores. Alguém disse uma vez que "poker não é um jogo de cartas e sim um jogo de pessoas". O jogo envolve um estudo que eu diria até psicológico de observar as reações de cada jogador. Todos os movimentos devem te ensinar algo sobre os outros jogadores. Até mesmo aquele que usa óculos escuros pra obstruir a expressao visual também tá dizendo algo.

Eu sempre joguei poker de brinca com meus amigos no Rio. Regado a charuto e cachaça. Aqui eu tenho um grupo de mais ou menos 6 amigos que se reunia quase todas as semanas ao longo do primeiro semestre do ano passado. Depois de um tempo acho que todos já sacaram o estilo de jogo de cada um e ficou meio sem graça. Nesse grupo eu cheguei a ganhar mais de 6 vezes em +ou- 15 rodadas o que dá uma média nada mal.

Enfim, esse post seria mais pra dar dicas minhas, um mero amador que por enquanto não tem interesse nenhum ou pouco interesse em um dia jogar em Las Vegas :-)

Lembrando que essas dicas são exclusivamente minhas e eu nunca lí nenhuma revista sobre o assunto, ao contrário dos profissionais de Poker não entendo quase nada de estatísticas, probabilidades, porém acho que tenho uma idéia da dinâmica da coisa e da linguagem corporal. Essas dicas são baseadas no meu estilo de jogo e eu espero que nenhum dos meus oponentes/parceiros de poker leiam isso, hehehe

- Observe muito e seja bem cauteloso nas primeiras rodadas, nao se preocupe em "fold" ou pular fora bastante vezes até você ter pelo menos uma idéia do jogo de cada um. Tem sempre aquele maluco agressivo que perde tudo logo de cara, ou um outro que está blefando loucamente também, ou até o tal do "calling station". Por outro lado, você usando o "fold" será apenas uma incógnita pros outros. Além disso o blind vai estar pequeno ainda e vc ainda vai ter uma boa reserva de fichas pra se garantir por um tempo.

- "Call" aquele cara que vc suspeita que esteja blefando. Mesmo que vc perca alguma coisa, voce vai saber o que ele tem na mão e isso poderá servir de alguma coisa no futuro. Já flagrei muito malandro nessa onda. É incrível como os blefadores são justo os que vc menos espera, ex. aquele nerd calado, ou aquele outro "mauricinho" rs. isso é regra :-)

- Não demore muito a apostar. Quanto mais vc demorar mais chance dará aos outros de "lerem" a sua insegurança. Aposte firme e com vontade, tipo como se tivesse dizendo com as maos "eu sei que vou levar essa".

- A forma como os outros apostam também deve ser observada. Isso já é um assunto mais intuitivo. Muitas vezes eu sei exatamente o que o jogador tem na mão pela forma como ele joga as fichas, pela expressão no rosto e pelas palavras ditas por ele, rs.

- Aliás, as conversas nos dizem muito. Se o sujeito fica conversando o tempo todo, inclusive assim que ele recebe as cartas, isso pode significar um desinteresse ou amadorismo. Essa dica nao costuma falhar, muitas vezes quem fala muito, pouco tem, rs.

- Seja agressivo na proporçao das suas fichas. All-in quando voce tiver pouca ficha, All-in quando vc tiver mais fichas que todos os outros na mesa. All-in quando vc tem certeza que seu jogo é o melhor :-)

- Veja bastante os campeonatos na tv, esses ensinam muito!

- Uma cerveja também ajuda a abrir a mente, afinal poker seco é chato a vera.

Pra mais info: http://www.pokerstrategy.com/glossary/Poker-Strategy/

No comments: