Wednesday, April 21, 2010

Olá pessoal,

em primeiro lugar eu gostaria que você que está acompanhando meu blog participe comentando. Sugestões são sempre bem-vindas e o post de hoje vem de uma conversa de 2 horas e 35 min. que eu tive ontem via-Skype com o Pedro, um amigo de longos anos do Rio. Ele tem uma entrevista de emprego hoje em inglês e estava querendo treinar.

Basicamente o inglês desse cara está fantástico, ainda mais pelo fato de que ele nao convive com estrangeiros 24/7 like I do. As dicas que eu dei pra ele são de perguntas comuns em entrevistas e vc vai ver que elas não mudam muito das que são feitas aí no Brasil. Vamos ver entao o que é provável que eles te perguntem:

- Why do you want to work for us?

Na verdade esta pergunta tem uma curiosidade; quando vc vai no google.ie e digita "why do you" o google sugere automaticamente essa pergunta. Ou seja, milhares de pessoas estão buscando resposta pra essa pergunta pois ela nao é tao simples assim de ser respondida. A minha dica é "keep it simple". Frases diretas.

- How can you handle stress? Or: How do you deal with short deadlines?

Essa também é outra que sempre pega. Fale o que eles querem ouvir e nao necessariamente o que voce quer dizer. Faz sentido?

Outra pergunta pode ser "What do you know about our company/job?" onde vc terá que fazer uma pesquisa sobre a empresa pra pelo menos nao pagar mico. Ainda tem aquelas perguntas do tipo "cite alguma qualidade/defeito" etc. Então o importante é lembrar de ensaiar respostas pra essas perguntas de preferencia com algum amigo.

-------------------------------------------

Mudando um pouco de assunto, estou empolgado sobre o meu novo hobby. Pois como anunciei no blog da Karine, vou começar a fazer cerveja :-) Esse hobby veio através de conversas com meu sogro, que fazia cervejas e vinhos, assim como o pai dele. Eu "herdei" dele maior parte do equipamento que precisava e comprei o resto assim como beer kit e agora to pronto pra fazer a bagunça. Lógico que esse hobby também vem pelo meu fascínio com bebidas em geral.

Provavelmente nos próximos dias, semanas, meses (ou quem sabe anos) você vai ver aqui alguns posts sobre isso, assim como dicas, receitas, enfim...tudo relacionado a fabricação de cerveja caseira. Pra quem nao está aguentando de curiosidade eu sugiro que assista ao vídeo desse simpático canadense chamado Craig (Clique AQUI) Existem milhões de métodos de se fazer cerveja mas eu posso garantir que esse é o mais prático e rápido. E olha que eu nem comecei a fazer a minha ainda :-P

"Beer is living proof that God loves us and wants us to be happy." Benjamin Franklin

1 comment:

@patrickkalts said...

e aí Antônio...eu queria aproveitar o assunto desse tópico e respeitosamente propor então que você fizesse um artigo sobre as oportunidades aí na Irlanda (e/ou em outras regiões do Norte europeu....) por exemplo....dizer como está a situação aí, o quão conveniente é tentar trabalho aí tanto para trabalho qualificado quanto trabalho provisório serviçal mesmo hehehe....por exemplo eu sou químico formado, sem muita experiência profissional (pois estou na pós engajada logo após a saída da graduação) e tenho muita vontade de tentar algo por aí...já tentei alguns sites de jobs (irishjobs.ie ; eurojobs ; norway.jobs ...etc)enfim, mas não sei realmente como é a visão que as empresas daí possuem de nós, ou se tem esse interesse em estrangeiros....sei lá...é uma idéia meio vaga realmente, mas talvez seja de grande utilidade não só pra mim, mas para muita gente que talvez esteja com problemas em definir seu futuro...hehe...

abraços cara....mais uma vez, muito obrigado pela atenção!