Saturday, May 29, 2010

Equipa básico pra cerveja artesanal


Existem milhoes de maneiras de se fazer cerveja artesanal. Eu optei pela mais simples que também é a mais aconselhável pra beginners.

Entao o equipamento é esse que vc ve na foto:

1 - fermentador de 5 galoes(20 litros aprox.)
2 - mangueira
3 - funil
4 - colher comprida de plástico (ou madeira)
5 - termometro
6 - densimetro (pra medir o alcool)
7 - airlock com tampa (está a direita da colher)
8 - garrafa

O processo eu acho inútil descrever nesse blog pois hoje, com internet, vc tem vários videos informativos. O processo que eu fiz foi muito parecido com o do Craig . Inclusive através de dicas dele, eu usei 20 garrafas de plástico na minha primeira experiencia, exatamente essa verde que vc ve ai na foto acima (cada uma tem capacidade pra 1 litro). Nas próximas vezes vou usar essa outra marrom que está em cima do fermentador e tem tampa recolocável. Super prática! Observacao: antes de eu usar essas garrafas de plástico ouvi dizer que o plástico reagiria com o alcool e que por isso nao seria o recomendável pra bebidas alcoolicas. "Very unlikely" foi o que o meu sogro me disse, e eu também catei no Google e achei alguns fóruns dizendo que nao tem problema nenhum usar plástico pra guardar cerveja, desde que voce só utilize a garrafa uma vez. Outros fóruns por aí (fiz uma pesquisa grande) diziam que as grandes empresas de cerveja tao cogitando lancar cerveja em plástico, pois se torna mais barato pra distribuir. Enfim, o resultado final ficou excelente entao, faca o que for mais prático e melhor pra voce.

Quanto aos ingredientes voce vai precisar do Kit que já vem com extrato de malte e lúpulo, além, claro, do levedo. Existem alguns sites por aí que vendem tudo isso e muito mais pra aqueles que querem se tornar cervejeiros de nível avancado. Eu nao vou fazer nenhuma propaganda pois nao to ganhando nada pra isso, rs. Google it!

Thursday, May 27, 2010

"You are now entering in the loyalist area"


Hoje eu vou dar uma dica pra quem tá vindo a Irlanda a passeio ou pra quem já tá aqui e quer viajar pelo país, ou melhor, pela ilha. Já que vou falar de Belfast, vale enfatizar que essa cidade super bacana está em outro país, apesar de pertencer a mesma ilha da Rep. da Irlanda. Aí já comeca a confusao: Belfast fica na Irlanda do Norte, que por sua vez, pertence ao Reino Unido. Ou seja quem nasce lá é britanico, enquanto que quem nasce na República da Irlanda é irlandes (nao britanico). Porém nao seria certo dizer que quem nasce na Irlanda do Norte é irlandes antes de ser britanico? Enfim, uma confusao que vem do passado que mistura política e religiao, algo como o oriente médio, sacou?

Deixando esse stress de lado, vamos falar de turismo em Belfast! Eu já tive lá tres vezes incluindo o fim de semana passado e cada vez me surpreendo ainda mais com a quantidade de coisas que se tem pra fazer lá.

Onde ficar? eu recomendaria a todos que vao pra Belfast a ficarem perto do centro. A vantagem é que tudo é relativamente perto e vc pode andar fácil em boa parte do centro em 30 minutos. Dessa vez ficamos no Madisson hotel na Botanic Avenue. Hotel bom, com café da manha incluído e diária aproximadamente por 90 pounds por casal. Ah sim! Antes de ir pra lá vc precisa trocar seus euros, por libras esterlinas que geralmente exibem a cara da rainha em todas as notas. Um porre, rs!

A Botanic Avenue por si só já é um bom resumo de Belfast: restaurantes ótimos incluindo o japa Sakura que me deixou bem empolgado a voltar mais vezes pra lá. Tem alguns parques afastados da cidade e claro, o Botanic garden que eu ainda nao fui. Ainda pelo centro, vale conhecer o City Hall e dar um rolé pela cidade. Aliás, os rolés pela cidade sao uma das coisas mais interessantes pra se fazer pois voce vai ver milhoes de pinturas* ou grafites* nas paredes, com frases lembrando a voce que "aquele território pertence aos legalistas". Alguns chegam a ser bem ousados e mostram desenhos de pessoas com metralhadoras nas maos. A polícia de lá também desfila de carro blindado, tipo caveirao. Mas nao se assuste! A outra contradicao de Belfast, além da geográfica, é que vc se sente super tranquilo, como se tivesse no olho de um tornado, rs. Contradicoes a parte, Belfast tem um charme único e parece uma mini-Londres, com bem menos gente, sem transito e sem correria! Na Great Victoria St. vc pode comecar a sua pré-night no pub crown . Concordo com o site pois deve ser mesmo o pub mais bonito do mundo. Com decoracao vitoriana, e com cabines pra voce ficar a vontade com amigos, namoradas ou afins, esse pub é algo, digamos, bem britanico, elementary my dear Watson. Um fato curioso: em frente a esse pub está o Hotel Europa, que foi o hotel mais bombardeado do mundo! Outra curiosidade, os táxis sao aqueles antigos iguais os de Londres. Outro fato, as pessoas sao super atenciosas e pacientes e até mesmo quando eu tive problemas sérios pra entender o sotaque delas, elas nao se importavam em repetir uma ou duas vezes, rs

Lá na Botanic Avenue, veja se tem algo interessante rolando no Empire, uma casa de show antiga e muito bonita. Se nao, tenho certeza que vc vai encontrar algo que te agrade, basta procurar um pouco.

Uma coisa é certa, morrer de tédio em Belfast voce nao vai!


p.s.: o tal assunto interessante que eu mencionei no último post ainda nao tá pronto

Tuesday, May 25, 2010

minha primeira cerveja caseira



Taí minha filhote.

Vou poder falar sobre ela finalmente pois tive o teste supervisionado pelo meu sogro e aprovado pela Karen, Rui, Philo, e eu claro!

Indo direto ao assunto a cerveja nao ficou boa. Ela ficou ótima! Recomendo fortemente aos amigos brasileiros que estao de saco cheio de Skol a tentarem o kit da Tom Caxton.

A boa notícia é que é super fácil de se fazer e vc só precisará comprar uns equipamentos básicos, tipo um container de 20 litros e uma mangueira (ou sifao).

Voltando a falar dela...a minha única frustracao foi nao ter tirado a medida de alcool por probleminhas técnicos. Mas que tem bastante alcool nela, isso todos nós que provamos podemos garantir, burp.

Rui: "a tua cerveja me deu uma onda muito boa, achei que tem mais alcool que o padrao"

Eu nao quis exagerar na quantidade extra de lúpulo que vem junto com o extrato de malte lupulado pois nao gosto de cerveja muito amarga. Portanto pus metade da metade e mesmo assim, dá pra sentir um amargor digamos, até saboroso. Quanto ao gás, eu me amarro em cerveja com um ou dois dedos de colarinho, apesar dessa prática ser mais comum no Brasil que aqui. A minha garota ficou com um dedo de colarinho e com uma boa quantidade de gás. Aprendi bastante com essa experiencia e a boa notícia (pelo menos pra mim) é que a próxima tende a ficar ainda melhor.

Rui: "Nao gosto de cervejas com gosto forte e a tua ficou tao boa que eu bebi na temperatura ambiente"

A cerveja ficou numa cor meio dourada como vc pode ver pela foto e bem transparente o que sao características de uma lager.

Eu tinha um assunto interessantíssimo pra tratar aqui mas com certeza vai ficar pro próximo pra isso aqui nao virar samba do criolo doido, adoro esse termo, hahah

Se quiser info sobre onde comprar o kit pra cerveja caseira, que equipamentos vc precisa, como fazer, detalhes técnicos mandem um email pra mim: ajeastwood@gmail.com.


Thursday, May 20, 2010

Dire Straits - Calling Elvis

Eu me amarro em ficar sabendo a estória por trás das letras de músicas que eu gosto. Uma delas é justa essa da Calling Elvis - Dire Straits.

No Wikipedia diz que essa música faz referencia as músicas do Elvis Presley e que também é sobre um fan(foi mal, nao tenho til) que acredita que o Elvis ainda esteja vivo. Porém eu lembro que há muito tempo eu ouvi na MTV brasileira que essa música foi inspirada em um cara que tinha uma namorada difícil de ser achada. E ele dizia que ligar pra ela era o mesmo que ligar pro Elvis, sacou?! Dei uma busca no Google e descobri que a minha memória estava Quase certa. Através dessa página AQUI vi que a estória rolou com o cunhado do Mark Knopfler (vocalista e guitarrista do Dire Straits). Posso falar que pra mim esse cara é um genio, além de ser um p*ta guitarrista, ainda faz letras bem legais. O clip também é bem bacana e foi inspirado no seriado Thunderbirds. Entao, espero que curta!

Calling Elvis
Is anybody home
Calling Elvis
I'm here all alone
Did he leave the building
Or can he come to the phone
Calling Elvis
I'm here all alone

Well tell him I was calling just to wish him well
Let me leave my number
Heartbreak hotel
Oh love me tender
Baby don't be cruel
Return to sender
Treat me like a fool

Calling Elvis
Is anybody home
Calling Elvis
I'm here all alone
Did he leave the building
Can he come to the phone
Calling Elvis
I'm here all alone

Why don't you go get him
I'm his biggest fan
You gotta tell him
He's still the man
Long distance baby
So far from home
Don't you think maybe you could put him on

Well tell him I was calling just to wish him well
Let me leave my number
Heartbreak hotel
Oh love me tender
Baby don't be cruel
Return to sender
Treat me like a fool

Calling Elvis
Is anybody home
Calling Elvis
I'm here all alone
Did he leave the building
Or can he come to the phone
Calling Elvis
I'm here all alone

Tuesday, May 18, 2010

Uruguai 4 x 0 Franca (hmmm delicia!!!!)


Seguindo a Karine do blog KaEntreNós, também aderí a campanha "qualquer um pode ser o campeao da copa exceto a Franca". Vou mais longe que a Karine e digo que a Inglaterra também nao tem o direito de ser campea. As razoes, to com preg de dizer agora, mas certamente saem das quatro linhas, lol.

A Pizza Hut, espertamente, vai dar uma pizza grátis pra cada gol que a Franca tomar! Isso mesmo, confirme no link embaixo se vc nao acredita em mim.


ou


entao se já devia ser delicioso ver a Franca se f*** agora a delícia vai vir recheada com tomate, mussarela, presunto, cogumelos, pepperoni... hmmmmmmmmm


p.s.: sim, abri minhas primeiras duas garrafas de cerva, no próx eu conto em detalhes. O motivo de eu deixar esse assunto tao importante (pelo menos pra mim) de lado, é que eu to tentando seguir os conselhos do Fábio de nao misturar varios assuntos no mesmo post :-)


Saturday, May 15, 2010

Na véspera de abrir a primeira garrafa de cerva caseira

6:13pm, 17C lá fora, 21C aqui dentro, graças ao meu sogro e seus milhoes de aparatos a gente aqui fica sabendo não só a temperatura externa e interna como também a velocidade do vento, pressão do ar, etc. etc, etc. Sim, estou em Dublin, na casa dos pais da Karen. O meu sogro é um típico geek, astronomo nas horas vagas e multi-utilidades, um cara excentrico e complexo que torna um post algo ridículo pra descreve-lo. Se vc assistir ao "De volta para o futuro" vai ter uma vaga idéia de como é o meu sogro.

Quanto as minhas filhotes, quer dizer, as minhas garrafas de cervejas, elas tao ainda descansando da fermentação. Right now, eu tenho uma delas aqui que eu peguei como amostra pra experimentar amanhã com a supervisão do meu sogro, claro, sempre ele, e daí sim vou poder contar pra voce, meu leitor, minha leitora, como a cerveja que eu fiz se saiu. Nao vou ainda descrever o processo de se fazer uma cerveja por questoes óbvias, mas posso adiantar que é um hobby perfeito pra quem gosta de química. O processo de se fazer cerveja é algo, digamos, místico e transcende um pouco a nossa noção de realidade- sendo menos abstrato, damos açúcar pros levedos pra obtermos alcool dos excremento deles. :-)

Agora estou bebendo uma Flensburger, cerveja pilsen alemã. Como qualquer alemã que se preze, ela é maravilhosa! Na verdade eu comprei essa garota porque vou usar as garrafas dela pras minhas futuras cervejas. Pode parecer bobeira mas uma das maiores dificuldades de se fazer cerveja é o engarrafamento. Pois muita gente usa as garrafas normais com chapinhas. O problema é que pra colocar as chapinhas uma por uma em 40 garrafas é um saco! Então eu sozinho, ninguém me contou nada, descobri essas garrafas de Flensburger como a melhor solução pra condicionar minhas cervas. Elas tem uma espécie de arame acoplado a tampa que é de porcelana e borracha(!) além de ser linda de ser ver, burp# A holandesa Grolsch também fabrica essas garrafas, mas a cerveja não é tão boa e a garrafa é menos bonita, burp.

A Karen foi pra Espanha hoje com as amigas pra uma Hen party . Quanto a mim, bom, a Flensburger tá me fazendo uma ótima cia...

Monday, May 10, 2010

KISS to you!





Quase não to conseguindo trabalhar hoje devido a várias interrupçoes e gente curiosa. No sábado eu esbarrei com o Paul Stanley e o Eric Singer, vocalista e guitarrista, e batera do KISS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Agora vem a estória:

Na sexta teve show do Kiss no O2 em Dublin. Eu gosto de Kiss e até fiquei um pouco arrependido de não ter ido. Digamos que uma das razoes de eu não ter ido é pq aqui rola controle de decibéis muito rígido e os shows tem um volume bem baixo. Pelo menos é baixo pra mim que to acostumado a ouvir rock bem alto. E não é assim que tinha que ser? "I wanna hear it loud..."

Mas voltando...

Sábado eu fui andar em Dublin sozinho, enquanto a Karen ia no funeral de um pai de um amigo e foi o seguinte; entrei numa loja de instrumentos musicais e lá estavam duas figuras destacadas na loja, um com uma pinta de mexicano mafioso apontava pras guitarras na parede da loja, e o outro só ouvia. Os dois de óculos escuros, digamos que tavam bem discretos. Porém resolvi dar uma olhada de perto e pensei "aquele deve ser o Paul Stanley". Na mesma hora ele virou pra mim com uma cara tipo "alguém já me reconheceu aqui". Deu mais uns dois minutos eu saí da loja, daí resolví voltar, olhei de novo e fiquei pensando, "não pode ser o Paul Stanley, ele tem cabelo comprido". Olhei de novo e eis que tive uma pista maior: o cara tava usando aquelas plataformas (+- 5 cm de altura) branca, por baixo da calça pra ficar discreto. Gotcha! Foi aí que caiu a ficha. Os dois saíram da loja e eu rapidamente mandei um "Excuse me, would you mind take a picture?" "Sure" disse um deles e aí está essa foto feita com meu celular que outro coroa que tava com eles tirou (provavelmente o agente deles). Dá até pra ver o reflexo do coroa na vitrine, rs. Confesso que até aí eu ainda não tava 100% certo se era mesmo o Paul Stanley e muito menos sabia quem era o baixinho do lado dele. Chegando em casa e thanks to Google, eu tive a prova que realmente aquele era o Al Pacino, oops, Paul Stanley, e o outro era nada mais nada menos que o Eric Singer, grande batera do Kiss!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

No mesmo dia bizarro eu ví esse protesto a favor da legalização da maconha com umas 300 pessoas e banda no meio. Uma farofada só que eu particularmente sou contra e ainda não vou expressar aqui o porque.



Long live Rock!


\m/

Wednesday, May 5, 2010

Sobre elas


Engarrafei minha primeira cerveja no sábado passado e agora as garrafas estao quietinhas descansando num ambiente escuro com temperatura em torno de 20C. Em algumas semanas eu vou poder falar melhor como elas estao, muito gostosas ou pouco gostosas, rs.

Vai parecer meio boring o que eu vou dizer mas as minhas cervas preferidas sao as lagers. Mais especificamente Budweiser e Heineken. As vezes uma Smithwicks (red ale) cai bem também e raramente uma Guinness. Falando em Guinness semana passada eu descobrí que um amigo meu irish nunca bebeu guinness na Irlanda até semana passada! Até aí nada de muito anomalo até porque eu sei que deve ter muito brasileiro que nunca jogou futebol na vida(eu nunca conhecí nenhum, e vc?). Porém esse cara normalmente bebe mais que todos nós juntos e só pára quando nao tem mais bebida por perto. Mas voltando, eu já experimentei várias marcas, cervejas tipo Ale de várias marcas, das famosas Erdinger, Paulaner, até menos conhecidas, cervejas belgas, tchecas, brancas, pretas, amarelas, ruivas, stouts e mais stouts e cheguei a conclusao que eu gosto mesmo é de uma boa e simples lager(loirinha clara). A cerveja pra mim, ao contrário do whisky tem que ser bebida sem muita frescura, numa roda de amigos, num evento social, entao quanto menos intenso é o gosto, melhor! Além disso eu to mais interessado no "buzz" do que curtir o gosto. As dinamarquesas Carlsberg e Tuborg também sao ótimas! Isso só reforca ainda mais o respeito que eu tenho por esse povo escandinavo - acho que já postei algo sobre eles em algum lugar aqui :-) Sou tao fan desse povo que até me casei com uma descendente deles :-P

Até teria mais alguns assuntinhos (nada útil) pra debater aqui, mas vou nessa porque hoje é sexta e já já eu tenho que ralar aqui do escritório. Além do mais acho que esse post tá perfeito pra sexta-feira nao?!




Tuesday, May 4, 2010

Estrangeiro na Irlanda Parte II

Se tem uma pergunta que qualquer brasileiro que mora aqui vai te responder do mesmo jeito é se a vida é fácil aqui. O feedback que eu tenho dos 100% dos brasileiros com quem eu convivi nem que seja por um dia, por uma hora, ou por segundos, é de muito trabalho e pouca diversão. Muitos desses brasileiros me levam a indagar como devia ser a vida deles no Brasil pra agora se submeterem ao que se submetem só pra pagar contas e tentar economizar algum pra voltar pro Brasa. Vc realmente nao tem idéia do que a gente ve por aqui.

Indo direto ao que interessa: as únicas possibilidades de vc vir morar aqui na Irlanda são:

- Turismo (acho que no máximo 3 meses de permissão);

- Estudante;
vc se matricula numa escola de ingles, compra a passagem e vem. Simples assim, a desvantagem de vir como estudante é que vc só tem direito a 20 horas de trabalhos semanais. Colocando o salário mínimo daqui que está a €8.65/hora vc ve que esse part-time job não dá pra nada! Soma-se a isso o aluguel do estúdio que vc vai morar em Dublin deve ser algo tipo €300 por mes(dividindo com outras pessoas) e alimentação que no mais barato possível vai te custar uns 10 euros por dia (to falando de comida de microondas bem vagabunda). Transporte também é caro aqui! Então uma solução que alguns estrangeiros encontraram é burlar o sistema e trabalhar de uma forma, digamos, não legal :-P Já ouvi estória de gente que ralava 17 horas por dia!

- Conseguindo contrato daí do Brasil;
Nunca ouvi falar de alguém que veio dessa forma, mas certamente deve haver algum genio de computadores, ou alguém muito capacitado que conseguiu um visto de trabalho daí do Brasil. Aqui há uma demanda muito forte em IT ainda, por exemplo, Desenvolvedores de Java; ganham bem e existem poucos aqui. Taí uma dica :-)

Quanto a ingressar numa universidade, eu sei que vc precisa de pontos pra isso e obviamente um ingles no mínimo decente. Eu não sei dar mais info a respeito disso, porém aconselho fortemente voce Patrick e qualquer outro brasileiro que queira vir pra Irlanda a entrar na comunidade "Dublin pra Brasileiros" no Orkut. Clicando AQUI vc encontra milhoes de tópicos a respeito e acredito que lá vc encontra resposta até pra o sentido da vida, rs. ou quase isso ;-P

Bem acho que já entrei com o máximo de informacao q eu penso ser útil por agora. Se alguém lembrar de alguma coisa ou tiver sugestoes nao esqueca de comentar :-) abrco

Aqui embaixo vai um vídeo pra vc q ta interessado em vir pra ca ja ficar familiarizado com as gírias locais, abs