Tuesday, May 4, 2010

Estrangeiro na Irlanda Parte II

Se tem uma pergunta que qualquer brasileiro que mora aqui vai te responder do mesmo jeito é se a vida é fácil aqui. O feedback que eu tenho dos 100% dos brasileiros com quem eu convivi nem que seja por um dia, por uma hora, ou por segundos, é de muito trabalho e pouca diversão. Muitos desses brasileiros me levam a indagar como devia ser a vida deles no Brasil pra agora se submeterem ao que se submetem só pra pagar contas e tentar economizar algum pra voltar pro Brasa. Vc realmente nao tem idéia do que a gente ve por aqui.

Indo direto ao que interessa: as únicas possibilidades de vc vir morar aqui na Irlanda são:

- Turismo (acho que no máximo 3 meses de permissão);

- Estudante;
vc se matricula numa escola de ingles, compra a passagem e vem. Simples assim, a desvantagem de vir como estudante é que vc só tem direito a 20 horas de trabalhos semanais. Colocando o salário mínimo daqui que está a €8.65/hora vc ve que esse part-time job não dá pra nada! Soma-se a isso o aluguel do estúdio que vc vai morar em Dublin deve ser algo tipo €300 por mes(dividindo com outras pessoas) e alimentação que no mais barato possível vai te custar uns 10 euros por dia (to falando de comida de microondas bem vagabunda). Transporte também é caro aqui! Então uma solução que alguns estrangeiros encontraram é burlar o sistema e trabalhar de uma forma, digamos, não legal :-P Já ouvi estória de gente que ralava 17 horas por dia!

- Conseguindo contrato daí do Brasil;
Nunca ouvi falar de alguém que veio dessa forma, mas certamente deve haver algum genio de computadores, ou alguém muito capacitado que conseguiu um visto de trabalho daí do Brasil. Aqui há uma demanda muito forte em IT ainda, por exemplo, Desenvolvedores de Java; ganham bem e existem poucos aqui. Taí uma dica :-)

Quanto a ingressar numa universidade, eu sei que vc precisa de pontos pra isso e obviamente um ingles no mínimo decente. Eu não sei dar mais info a respeito disso, porém aconselho fortemente voce Patrick e qualquer outro brasileiro que queira vir pra Irlanda a entrar na comunidade "Dublin pra Brasileiros" no Orkut. Clicando AQUI vc encontra milhoes de tópicos a respeito e acredito que lá vc encontra resposta até pra o sentido da vida, rs. ou quase isso ;-P

Bem acho que já entrei com o máximo de informacao q eu penso ser útil por agora. Se alguém lembrar de alguma coisa ou tiver sugestoes nao esqueca de comentar :-) abrco

Aqui embaixo vai um vídeo pra vc q ta interessado em vir pra ca ja ficar familiarizado com as gírias locais, abs








1 comment:

Unknown said...

Ishi daqui a pouco chega um engraçadinho falando que arrumar um "Irlandês otário" também é meio.

Mas enfim, comentário pequeno de mente pouco brilhante.

Pois é, a vida aqui fora é mesmo de muita ralação, até pra mim, que não trabalho fora, trabalho muito mais, mesmo dentro de casa do que estava acostumada no Brasil, mas, faz parte das escolhas que eu fiz na vida, e não me arrependo.

Acho que visto de estudante é a melhor opção pra quem pensa em mudar para cá, acho que a burocracia ainda é pouca, apesar de achar que isso já já muda.


P.s.: O Rosinha tem casa em Kerry, e já virou meio lugar comum pra gente aqui, se não me engano já escrevi um post sobre os lugares legais de lá, mas de qlq maneira valeu pelo toque. :)

P.s.: Não , a coisa não foi tão feia assim, eu é que sou mulher, exagerada...hahaha

cheers !