Thursday, May 27, 2010

"You are now entering in the loyalist area"


Hoje eu vou dar uma dica pra quem tá vindo a Irlanda a passeio ou pra quem já tá aqui e quer viajar pelo país, ou melhor, pela ilha. Já que vou falar de Belfast, vale enfatizar que essa cidade super bacana está em outro país, apesar de pertencer a mesma ilha da Rep. da Irlanda. Aí já comeca a confusao: Belfast fica na Irlanda do Norte, que por sua vez, pertence ao Reino Unido. Ou seja quem nasce lá é britanico, enquanto que quem nasce na República da Irlanda é irlandes (nao britanico). Porém nao seria certo dizer que quem nasce na Irlanda do Norte é irlandes antes de ser britanico? Enfim, uma confusao que vem do passado que mistura política e religiao, algo como o oriente médio, sacou?

Deixando esse stress de lado, vamos falar de turismo em Belfast! Eu já tive lá tres vezes incluindo o fim de semana passado e cada vez me surpreendo ainda mais com a quantidade de coisas que se tem pra fazer lá.

Onde ficar? eu recomendaria a todos que vao pra Belfast a ficarem perto do centro. A vantagem é que tudo é relativamente perto e vc pode andar fácil em boa parte do centro em 30 minutos. Dessa vez ficamos no Madisson hotel na Botanic Avenue. Hotel bom, com café da manha incluído e diária aproximadamente por 90 pounds por casal. Ah sim! Antes de ir pra lá vc precisa trocar seus euros, por libras esterlinas que geralmente exibem a cara da rainha em todas as notas. Um porre, rs!

A Botanic Avenue por si só já é um bom resumo de Belfast: restaurantes ótimos incluindo o japa Sakura que me deixou bem empolgado a voltar mais vezes pra lá. Tem alguns parques afastados da cidade e claro, o Botanic garden que eu ainda nao fui. Ainda pelo centro, vale conhecer o City Hall e dar um rolé pela cidade. Aliás, os rolés pela cidade sao uma das coisas mais interessantes pra se fazer pois voce vai ver milhoes de pinturas* ou grafites* nas paredes, com frases lembrando a voce que "aquele território pertence aos legalistas". Alguns chegam a ser bem ousados e mostram desenhos de pessoas com metralhadoras nas maos. A polícia de lá também desfila de carro blindado, tipo caveirao. Mas nao se assuste! A outra contradicao de Belfast, além da geográfica, é que vc se sente super tranquilo, como se tivesse no olho de um tornado, rs. Contradicoes a parte, Belfast tem um charme único e parece uma mini-Londres, com bem menos gente, sem transito e sem correria! Na Great Victoria St. vc pode comecar a sua pré-night no pub crown . Concordo com o site pois deve ser mesmo o pub mais bonito do mundo. Com decoracao vitoriana, e com cabines pra voce ficar a vontade com amigos, namoradas ou afins, esse pub é algo, digamos, bem britanico, elementary my dear Watson. Um fato curioso: em frente a esse pub está o Hotel Europa, que foi o hotel mais bombardeado do mundo! Outra curiosidade, os táxis sao aqueles antigos iguais os de Londres. Outro fato, as pessoas sao super atenciosas e pacientes e até mesmo quando eu tive problemas sérios pra entender o sotaque delas, elas nao se importavam em repetir uma ou duas vezes, rs

Lá na Botanic Avenue, veja se tem algo interessante rolando no Empire, uma casa de show antiga e muito bonita. Se nao, tenho certeza que vc vai encontrar algo que te agrade, basta procurar um pouco.

Uma coisa é certa, morrer de tédio em Belfast voce nao vai!


p.s.: o tal assunto interessante que eu mencionei no último post ainda nao tá pronto

No comments: