Friday, July 9, 2010

Estória de pescador


Ontem eu fui pescar no pier. Antes claro, fui pegar umas ondas já que deu uma ressaquinha forte aqui na baía de enniscrone.

O resultado foi esse aí do lado; um pollack, peixe branco, substituto do bacalhau e muito usado no fish finger, ou se preferir gourjão de peixe.

Além da cerveja(e futuramente vinho) pescar já entrou na minha lista de hobbies. Na verdade eu fui acompanhar o Dermie meu cunhado na semana passada e acabei curtindo. A vara de pescar que usamos foi obviamente, herdada do meu sogro(sempre ele!) e é de mais ou menos 1970 e poucos. Ontem foi a minha primeira vez em pescaria "solo". Confesso que nao pensava em fisgar nada e tava lá mais pela diversão e meditação que esse esporte proporciona. Eis que a vara puxa forte, aliás muito forte, e eu sem saber o que fazer recorrí a um velhinho que há poucos segundos me perguntava há quanto tempo eu tava ali e se eu tinha fisgado algo.

- Puxa a linha, essa vara não é suficiente pra levantar o peixe.

Puxei e eis que veio esse belo garoto aí. Ainda vivo e respirando lentamente, apenas observei e fiquei meio reflexivo, com pena e vontade de jogar no mar:

- Esse daí dá um bom jantar. É um pollack.

Eu ainda apreensivo e com pena.

- Voce tem uma faca?

- Nao.

O velho (provavelmente bem experiente) levanta as guelras do peixe com os dedos e instantaneamente quebra o pescoço. Puft! Em um segundo o peixe tava morto e eu aliviado pelo sofrimento do bicho ter sido curto.

Levei pra casa e Googlei "how to remove guts from fish", nao tive nojo, tirei as tripas e pus na geladeira. Hoje será o jantar.

No comments: