Monday, July 5, 2010

"Para que possa estar escolhendo"

- Em que eu poderia estar lhe ajudando?

Resposta desejada:

- Em nada, vc nao poderia "estar me ajudando" em nada! Voce poderia estar parando de falar dessa forma!

Resposta dada:

- Por enquanto nada, obrigado.(sorriso amarelo)

Lembro que quando fui ao Brasil no ano passado, um vendedor das Casas Bahia me abordou com essa pergunta aí. Daí me lembrei o quanto eu "poderia estar odiando gerundismo". Falei sobre esse meu ódio com meu pai, que além de multicoisas, é professor de portugues e literatura, e a resposta foi:

- Mas é isso que torna o portugues brasileiro uma língua bonita e diferente das outras.

Eu acho que não tive a oportunidade de explicar a que tipo de gerúndio eu estava me referindo. Pronto, usei um gerúndio agora mesmo e desse gerúndio eu gosto e concordo com meu pai. Exemplos dos gerúndios que eu gosto: "Estava andando", "vou estar sonhando por um gerúndio correto", "estava usando gerúndio elegantemente". Bacana né?!

Hoje eu estava vendo um vídeo sobre o novo painel em LCD pra carros e o carinha falava algo do tipo "pra que o usuário possa estar escolhendo", arrrrrrrrrrghhhhhhhh!

Bom, dei uma busca no "pai-google" e achei um texto interessante que talvez elucide o caso pra quem possa estar interessado (isso não é gerúndio, é particípio).

Entao o link ta aí embaixo

http://revistalingua.uol.com.br/textos.asp?codigo=10887

p.s.: Que Deus abencoe Julio César, o melhor goleiro do mundo! E quanto ao F. Mello...bom, nada a declarar!

No comments: