Friday, September 10, 2010

Seja você mesmo

Hoje me deparei com um site que dá dicas sobre como tornar seu blog interessante. Tem 10 dicas lá (link AQUI) que eu concordo total. Porém, esqueceram de uma que talvez seja a mais importante de todas: seja autêntico ao postar num blog!

então aí vai a minha dica, lembrando ao leitor de primeira viagem que eu sou um mero blogueiro não tão dedicado assim, afinal, nada que é demais é bom, rs. Comecei a postar coisas sobre mim ou de meu interesse em algum mes de 2007 no multiply, porém migrei pra cá por perceber que tava levando aquilo muito a sério. Mesmo assim nao divulgo tanto quanto deveria por preferir um tom mais íntimo e menos espalhafatoso no meu blog. Mas confesso que acho interessante o fato de que algumas pessoas vivem somente de seus blogs ou páginas de internet. Entao ai vai a dica:

- Ao escrever passe sinceridade. Seja honesto nas suas palavras. Não se esforce pra ser alguém que não é. Não poste por postar ou pra satisfazer a vontade de seus leitores. Traga alguma novidade, não escreva sobre algo comum ou entediante. Ponha paixão no seu post, traga algum conteúdo que você acredita, sobre algo que você gostaria de ler em outros blogs, seja surpreendente! Claro que essa dica pra realmente surtir efeito deve vir com algumas outras tipo "revisão gramatical" etc. Acima de tudo não torne o blog massante, se não tiver a fim de escrever não escreva. Flua como um rio, se o tema que você deseja postar no seu blog não se desenvolve como você gostaria, salve-o como rascunho e deixe pra outro dia. Sinceridade, disciplina e organizacao de idéias levam você a ter um blog que será prazeroso pra você e consequentemente pra aqueles que compartilham suas idéias. Da mesma forma que a prática traz a perfeição você verá que quanto mais escreve, melhor suas idéias podem fluir, desde que se obedeça as dicas dadas aqui em cima.

Posts pra mim são como pequenos contos que eu trabalho com muito carinho e lapido bastante antes de decidir publicá-los. Como uma música, você tem que gostar dela primeiro antes de mostrar pra outras pessoas. Quando to puto com alguma coisa procuro não falar, a não ser, claro, que eu veja alguma utilidade naquilo, como por exemplo, aquele post que eu alertei os meus leitores para dirigirem com cuidado. Tem muita gente por aí que eu vejo que tem um talento enorme pra escrever e fluem levemente. Sinceramente eu tento trabalhar nesse sentido também pois como neto e filho de escritores eu sinto aquela voz me chamando pra continuar essa sina, rs. Ainda tenho muito chão pela frente e um pequeno obstáculo, pois já que me considero perfeccionista em quase tudo, jamais tentaria escrever um livro se não tivesse 100% da minha assinatura nele.

Sinceramente,

Antonio J. C. Proença

2 comments:

Daniele Dallavecchia said...

Hy, Antônio! Tudo bem? Vou tentar seguir suas dicas, mas confesso que blog de poesias (como o meu) pode ser bem chato, pra quem não curte poesias...rs. Mas vou tentar variar...Valeu pela dica! Super interessante!


beijos

Unknown said...

Pois então, por mais que eu escreva no meu blog quase todos os dias, não tenho pretensão em ganhar dinheiro com isso.

Mesmo algumas agências de intercâmbio tendo oferecido parceria preferi continuar livre para escrever sobre o que eu quiser, do contrário só poderia escrever sobre as maravilhas da Irlanda.(que as vezes nem é tão maravilhosa assim).

O que eu mais me lamento é quando vejo blog com muito erro de português. A idéia do cara pode ser boa, mas se a primeira frase não faz sentido nem continuo a ler.

No mais, cada um escreve por um motivo, o meu é pra não pensar de mais.

E ó, ser perfeccionista é ótimo, mas quando isso te faz perder o prazer em fazer algo que gosta, não é tão legal, e não adianta, ninguém nunca vai ser unanimidade.

beijoca