Tuesday, October 19, 2010

Sobre Kung fu, filosofia oriental e...

Em busca de um novo post, um novo tópico, algo que nao foi dito aqui antes ainda...

Tenho que confessar algo...

...que para alguns pode ser besteira...

Pra outros talvez faça sentido.

E pra maioria talvez seja motivo de gozação.

Estão preparados?

Eu não sou de ver TV, apenas quando a chuva aperta e os ventos fortes daqui do oeste insistem em manter a gente casa, eu ponho a lareira, abro uma garrafa de vinho (branco de preferencia) e relaxo no sofá, tendo a bela cia. da minha esposa, da minha cachorra e da gata. Um desses programas que eu paro pra ver é o Dog Whisperer. Apresentado por um "psicólogo de cães" mexicano-americano o programa aborda diferentes fobias, agressividades, enfim, questoes com cachorros "muito amados, mimados, mas pouco disciplinados e exercitados". O que eu mais gosto nesse show é que o Cesar (a tal figuraça que apresenta) fala sobre energia e estado de espírito, ou seja, coisas que a maioria dos americanos não devem ter a mínima noção do que se trata. Aprendi antes mesmo de adotar a nossa pastor-alemã que cachorros precisam ser disciplinados e exercitados antes mesmo de serem amados.

Fazendo um link a isso, sou apaixonado pela filosofia oriental. Como estudioso do zen-budismo(japonês) e ex-praticante de Kung fu, além de um breve contato e absorção do Tao eu acho que entendo perfeitamente o trabalho desse cara. Acho também que a natureza nos ensina muito mais sobre nós do que imaginamos. A intuição, o senso de perigo, a linguagem corporal e estado de espírito estão lá, neles, os cachorros. No programa o Cesar diz "I rehabilitate dogs and train people". Há porém um ponto negativo nisso aí: percebe-se que a grande maioria não entende o que ele quer dizer com ser um líder "calm-assertive" em português seria algo como um líder que mantem a calma mas também firme, alguém que sabe dizer não e nunca dá o braço a torcer. Eu pesquei um pouco disso no pequeno período que pratiquei Kung fu e agora to no papel de líder. Ainda tenho aprendido bastante, por exemplo como ter a atenção da Nina quando tem outros cachorros por perto, mas vou chegar lá :-)

Por último gostaria de saber de quem lê esse blog: 1 - qual é a sua filosofia de vida, em outras palavras, o que vc acha ser o mais importante na vida 2 - quais são as fontes onde vc obtem conhecimento pra melhorar sua forma de lidar com as pessoas ou consigo mesmo 3 - O que vc mudaria na sociedade. Fique a vontade pra falar sobre o que quiser!

No comments: