Saturday, February 7, 2009

Resenhaaaaaaa

Entao vamos ao review de Chinese Democracy. Musica por musica:

Chinese democracy: a faixa de abertura do disco tambem eh a faixa que leva o nome do disco. Nao por esse motivo seria a melhor. Porem... bom, eh empolgante, tem viagra, eh animada, enfim, todos aqueles componentes de um som hard-rock. Vocais dobrados, alias o Axl adora dobrar vocais oitavados. Destaque pra essa estrofe: “If they were missionaries, Real time visionaries sittin in a chinese stew to view my disinfatuation” Pronto! Comentarios suficientes pra primeira faixa.

Segunda faixa: Shackler’s revenge: Bom, na minha opiniao essa musica soa mais como essas bandas atuais, tipo Avenger Sevenfold do que Gn’R. Claro que tem a marca registrada de Axl Rose nos vocais.

Outra caracteristica desse cd eh q se vc for pro encarte vera que tem milhoes de guitarristas em cada faixa, assim como dois bateras, dois baixos....????Tipo, que ta super produzido eu entendi, mas chamar ate a minha vizinha pra tocar nesse cd foi meio demais nao, hein, mr megalomaniaco rose??!?

Faixa 3, Better: o titulo ja diz tudo. Bem melhor que a primeira e a segunda faixa. Melodias suaves e convincentes, essa musica tem tudo pra ser o hit do album. Uma curiosidade: a musica foge do convencional (A-B- refrao A-B- refrao B refrao refrao) e tem o A como parte mais forte. Alias isso eh um caracteristica que se repete em varias musicas do Gn’R, tipo, November Rain por ex. Vc pode ta perguntando pq nao falei das guitarras ainda? Bom, elas tem otimas bases nessa faixa, porem o solos ate que ficam a dever. Barulho por barulho, o Slash deve ta se cocando e perguntando, pq o Axl nao me convidou pra gravar esse disco?

Faixa 4 – November rain, ops, Street of Dreams. Aposto que vc vai ter essa lembranca ao escutar os pianos melancolicos nao soh dessa faixa mas em uma outra que vai chegar. Street of dreams eh otima! Eh nela que comecamos a ver o Axl ainda na velha boa forma intercalando o esganissado dos tempos de Appetite, com um melancolico tom de quarentao.

Faixa 5 – If the world...essa eh daquelas que podia ta como ultima do disco. Tem um clima meio de suspense, mas no geral eh marromenos. Um destaque eh o baixo eletronico bem arranjado com teclados e guitarras wah wah. Tem um treco no meio da musica que lembra uma cantoria de uma musica do Metallica que me falha o nome agora.

Ok, faixa 6 – There was a time. Linda!! Eu particularmente me amarro nesse estilo de voz do Axl. Vou mais longe, pra mim, esse eh o motivo pelo qual o Gn’R eh o que eh hoje. As letras pelo que eu entendi falam de um passado de drogas e loucuras ‘broken glass and cigarettes writing on the wall’. Uma especie de autobiografia?!? So o Axl pra responder isso. De novo vemos nessa musica uma forca maior na parte A e um fim epico, de novo, tenho que fazer referencia a November Rain. Alias me questiono se essas musicas ja nao estavam no bolso do Axl desde o Use your illusion. Afinal, elas soam tao Use your illusion. Um grande mistake se repete nessa faixa: nao ter chamado o Slash pra fazer um solo decente. Aquele solo que foi gravado nao tem expressao nenhuma e parece um guitarrista de 13 anos catando milho. Porem o resto, bom, o resto salva a musica. Axl gritando “I would do aaaaaaaaanythiiiiiing for yoooooou” convence como nos tempos de Appetite for destruction, Rocket queen "if you need a shoulder, or if you need a friend...".

Vamos a faixa 7 – Catcher in the Rye: digamos que uma versao atual de Yesterdays, ela tem um astral maneiro. Essa sim tem um refrao, porem, nada convencional com mudancas de tempo, o tempo todo. Elementos eletronicos presentes, alias Axl nunca escondeu que gosta de coisas eletronicas, tais como industriais como Nine inch nails. Da pra se perceber isso no disco todo.

Scraped – Divertida, hard rock 100% moderno. Nao curti muito os vocais do Axl nessa nao. Digo em respeito a melodia, nunca a tecnica vocal. Essa esta afiadissima pelo menos no disco.

Riad n the bedouins – comeca com suspense claro! Para os fans de alternativo essa pode cair bem. O refrao tem um que FDP de grunge seattle.

Sorry – 100% melancolica, essa seria a versao “changes” do ozzy osbourne na voz do quarentao Axl.

I.R.S. : opaaa, o comeco eh meio esquisito. Porem a musica eh otima! 100% Gn’R. Ninguem mais poderia compor essa musica senao eles ou ele, se vc preferir! Letras do jeito politicamente-axl-rose-de-ser.

Madagascar: melancolissima, essa faixa parece que encerra o disco. Mas, hold on! Ainda tem mais duas pela frente. Ela comeca com uma batida eletronica e um vocal muito emotivo de Axl. Talvez o mais choroso do disco. Essa faixa tem um que de Pink Floyd – high hopes. Reza a lenda que pra se redimir das milhoes de criticas e acusacoes de racismo (vide "One in a million") ao longo desses 20 anos de banda, Axl pos os discursos de Martin Luther King. Quero ver como essa musica soaria ao vivo, confesso que no cd ela nao eh tao forte quanto as outras.

This I love – influencia de Elton John, que o proprio Axl admite ser fan numero 1. Axl alternando os vocais soh como ele sabe fazer. Musica pra dias chuvosos de novembro. Did you get it? Dessa vez alem de nao ter curtido o solo, tambem odiei a equalizacao da guitarra. Soa como uma Ibanez vagabunda. Sou mais a Les Paul do Slash :-P

Prostitute fecha o cd: vemos nessa faixa que a escolha do batera ate q nao foi tao ruim assim. Mas ele nao tem cara de Gn’R. Nao soa hard rock como um Steven Adler ou power man como o Matt Sorum. Sei la se essa musica devia ser a ultima, mas ela fecha o cd bem suave.

Fazendo um apanhado geral:

Eh um otimo album. Claro que todos se perguntam porque nao foi lancado antes, tipo, bem antes, tipo ha dois "Bushes" atras?

A outra coisa que vale comentar eh q no encarte tem milhoes de nomes de pessoas que participaram nesse album. Tipo, ate minha vizinha de saquarema se bobear ta la. Cada faixa tem uns 4 ou 5 guitarristas dividindo os creditos, com uns 2 caras no baixo(?????), dois bateras, e dois Axls. Duh! Mas falando serio, o album eh supermegalomaniacoaxlmente produzido. Mas nao que isso seja um problema. However, soa um pouco artificial as vezes. Bom, o meu aval eh q o disco vale pelas seguintes faixas: Better, There was a time, I.R.S, Street of Dreams e claro, a faixa titulo. Ou seja, temos ai 5 faixas boas, o que da uma media otima, nao acha?!?

Dando nota 10 pro Appetite for Destruction, afinal eh um dos meus discos favoritos de todos os tempos, eu daria 8,5 pro Chinese Democracy.

Beijundas


p.s.: o autor deste blog se dispoe a dizer a eventuais surfistas de internet que pousarem aqui que eh um mero musico (baixista) que ja foi socio de estudio de gravacao e cheira, caga, come, e cospe musica. Porem, jamais receberia o oficio de 'critico musical' ate por acreditar que gosto musical eh como C**, cada um tem o seu.

No comments: