Wednesday, June 10, 2009

Cha

Aqui se toma cha como se bebe agua no Brasil. Pra se ter uma ideia no Guinness book conta que os Irish sao o povo que mais bebe cha do mundo com uma media de 1000 e poucos(nao lembro exatamente) chas por pessoa por ano! O que da uma media de 3 chas e pouco por dia!

Vc encontra todos os tipos de cha aqui, mas o mais famoso, bebido, consumido, divulgado eh o Irish tea. Uma versao do cha preto. Infelizmente descobri que minha tolerancia com cafeina eh quase zero o que faz eu representar a baixa media dos bebedores de cha. Se eu beber mais de duas xicaras desse cha por dia ja fico passando mal. Entao pra se encaixar no sistema fui pros chas alternativos e sem cafeina. Que por sinal sao bem mais saudaveis. Entao no trabalho nao pode faltar pra mim o peppermint tea(tem gosto de chiclete :-) ) e as vezes, green tea, ou wild berry. Nao muito raro bebo green tea tb que da aquela sensacao boa de digestao de alimentos.

Esse lance da minha baixa tolerancia a cafeina foi descoberto por mim quando eu estava inteiramente viciado no Earl Grey - um cha feito com bergamota com um gosto meio doce e um cheiro irresistivel. Um dia devo ter tomado umas 5 xicaras aqui nos intervalos do trabalho e quando peguei o trem pra Dublin, senti enjoo, ou como eles chamam aqui travel sickness. Achei que fosse pq eu estava lendo algo, ate descobrir que esse enjoo me perseguiu por todo o fim de semana e a semana, sempre que estava dentro de um carro. A unica razao soh podia ser o excesso de cha. Cortei, infelizmente, e essa sensacao parou instantaneamente.

Aqui o cafe eh o primo forte do cha principalmente pra aqueles que nao curtem cha. Quando em Roma, aja como os romanos, entao se tiver aqui na Irlanda, ou Reino Unido, nao beba cafe e sim cha! Pode misturar com meio dedo de leite e uma colher de acucar que fica melhor. O cha vai bem a qualquer hora e em qualquer lugar, e sempre que for visitar alguem esteja pronto pra pergunta "would you like a cup o' tea?"

Finalmente, bebendo cha aqui vc ta contribuindo pra essa media assustadora de bebedores de cha continuar aumentando cada vez mais e mais.

Abs e ate

No comments: