Saturday, May 29, 2010

Equipa básico pra cerveja artesanal


Existem milhoes de maneiras de se fazer cerveja artesanal. Eu optei pela mais simples que também é a mais aconselhável pra beginners.

Entao o equipamento é esse que vc ve na foto:

1 - fermentador de 5 galoes(20 litros aprox.)
2 - mangueira
3 - funil
4 - colher comprida de plástico (ou madeira)
5 - termometro
6 - densimetro (pra medir o alcool)
7 - airlock com tampa (está a direita da colher)
8 - garrafa

O processo eu acho inútil descrever nesse blog pois hoje, com internet, vc tem vários videos informativos. O processo que eu fiz foi muito parecido com o do Craig . Inclusive através de dicas dele, eu usei 20 garrafas de plástico na minha primeira experiencia, exatamente essa verde que vc ve ai na foto acima (cada uma tem capacidade pra 1 litro). Nas próximas vezes vou usar essa outra marrom que está em cima do fermentador e tem tampa recolocável. Super prática! Observacao: antes de eu usar essas garrafas de plástico ouvi dizer que o plástico reagiria com o alcool e que por isso nao seria o recomendável pra bebidas alcoolicas. "Very unlikely" foi o que o meu sogro me disse, e eu também catei no Google e achei alguns fóruns dizendo que nao tem problema nenhum usar plástico pra guardar cerveja, desde que voce só utilize a garrafa uma vez. Outros fóruns por aí (fiz uma pesquisa grande) diziam que as grandes empresas de cerveja tao cogitando lancar cerveja em plástico, pois se torna mais barato pra distribuir. Enfim, o resultado final ficou excelente entao, faca o que for mais prático e melhor pra voce.

Quanto aos ingredientes voce vai precisar do Kit que já vem com extrato de malte e lúpulo, além, claro, do levedo. Existem alguns sites por aí que vendem tudo isso e muito mais pra aqueles que querem se tornar cervejeiros de nível avancado. Eu nao vou fazer nenhuma propaganda pois nao to ganhando nada pra isso, rs. Google it!

1 comment:

Karine Smith said...

Mas eiii, isso parece que d[a um trabalho gigante, ser[a que vale a pena? Tenho preguica e o pior, nao gosto de cerveja ! hahahaha