Tuesday, April 19, 2011

The age of empire: 1875 - 1914

Que a Europa tá doente de caminha, todos nós sabemos. Que isso deve passar, alguns de nós imaginamos. Ontem eu tava assistindo ao noticiário português na Record Internacional e lá estava:

- Dívidas de nao-sei-quantos-milhoes paralisam construçao de rodovias.
- Portugal pede ajuda ao FMI
- Finlandia elege extrema-direita conservadora que provavelmente não vai querer ajudar Portugal. Lembrando que Portugal pediu ajuda a união européia e a Finlandia foi a primeira a negar.

Como se vê, notícias nada animadoras para o nosso colonizador.

A Irlanda também tá gripinha. Não tão gripada quanto Portugal, mas ainda com bastante dias de molho por vir.

Interessado que eu sou em entender um pouco mais dos atores internacionais e como tudo chega a esse ponto, resolvi buscar capítulos anteriores dessa novela. Pois para entender o porquê de uma crise, ou o porquê do sistema capitalista ter sido imposto ao mundo, precisamos voltar no tempo, precisely em 1875.

Tirei o livro "Age of empires" de Eric Hobsbawm da estante. Digo isso porquê já tinha esse livro há uns 3 anos mas por falta de confiança no meu inglês, preguiça ou qualquer outro motivo nunca tinha abrido-o.

Ainda estou no começo mas o livro parece ser fantástico. Descreve com riquezas de detalhes o período pré- primeira-guerra, período esse, segundo o autor, que moldou o sistema que nós conhecemos hoje.

Fica aí a dica pra quem como eu tem interesse em história, mas não apenas o interesse em fatos e números e sim, aquele sociológico e antropológico. E nisso, o Hobsbawm dá uma verdadeira aula.

O livro também consta na bibliografia pra aqueles que pretendem ser diplomatas e passar no exame do IRB.

Esse tópico sobre livros continua no post a seguir, beijusss

No comments: