Thursday, April 14, 2011

Seja um editor do Wikipédia

Não vim armado com nenhum tópico no bolso mas com vontade de preencher esse espaço.

Essa semana tornei-me um editor do Wikipédia brasileiro. Para isso, bastou clicar num texto e editá-lo da minha maneira. Claro que sendo cuidadoso pra citar fontes e não apenas inventar coisas da minha cabeça. Posso dizer que dá um trabalho enorme, mas eu sinto que o Wikipédia pode se tornar uma ferramenta fundamental a todos. No momento, a versão brasileira é apenas um site que compila fatos, termos etc, mas não chega nem aos pés da versão em inglês. Pois bem, vamos ver o primeiro texto que eu dei uma rápida editada. Vejamos a página brasileira do Wikipédia sobre uísque: http://pt.wikipedia.org/wiki/U%C3%ADsque . Comparamos então com a página em inglês: http://en.wikipedia.org/wiki/Whisky . Veremos que existe uma enorme diferença, não somente na quantidade como na qualidade e veracidade do texto. Existem algumas discrepancias no texto em português como a parte que fala de tipos de uísque e eu to trabalhando pra mudar isso. O meu interesse nisso veio até por conta do meu trabalho que é relacionado a internet e vira e mexe temos que usar o Wikipédia pra referencias.

Sugiro que qualquer um que leia isso e esteja a fim de contribuir para o conhecimento, torne-se um editor do Wikipédia. Pode ser trabalhoso, mas compensa, além do mais vc pode incluir isso no seu currículo, hein! Não obstante, têm muitos mas muitos textos como esse do uísque que precisam de uma caprichada boa. Então não venha com desculpa de que não tem nada pra fazer. Comece por um assunto que vc entenda bastante e boa edição. Um dia, lá na frente poderá contar pros seus netos que você que editou esse ou aquele texto do Wiki.

p.s.: pois eu achei que estava sem assunto :-)

No comments: