Sunday, February 1, 2009

Uma provavel solucao para o momento

To bebendo uma taca de vinho branco e ouvindo um cd de ‘sei-la-o-que’ metal que o Rui, o portugues da minha empresa, emprestou pra mim. A banda se chama Primordial e sao daqui de Dublin. A primeira faixa soa algo parecido com Carcass em velhos tempos de Death metal. E olha q eu na minha pura ignorancia nem imaginava que Dublin produzia bandas desse estilo.

Bom, prato do dia...

Todo dia aqui nos ultimos 5 ou 6 meses, somos encharcados com noticias sobre a recessao. Desde os nossos colegas de trabalho ate jornais, radio, tv, tudo que eh midia soh falam disso.

Na tv soh se fala na recessao. O principal noticiario daqui acabou de anunciar que se nao forem tomadas medidas drasticas, 100.000 pessoas podem perder seus empregos nesse ano. Considerando que a populacao da Irlanda eh algo em torno de 5 milhoes, esse numero representa 2% da populacao.

No jornal daqui do Condado de Mayo eu li uma coluna escrita pelo Diretor e revisor contabil Damian Prendergast que propoe a nacionalizacao dos bancos. A coluna explica que o governo tem que tomar uma decisao pra salvar os bancos. E essa decisao seria a nacionalizacao de 4 bancos irish. Ele diz que os investidores estrangeiros temem investir na Irlanda por perderem a fe nao soh no sistema bancario irish, mas tambem no governo e no sistema legislatorio. Esses fatores somam dificuldade em atrair investimento estrangeiro pra ca. Ele continua explicando que o governo podia gerenciar esses bancos por alguns anos, demitir os diretores atuais, deixar as acoes se valorizarem e entao vender os bancos. Isso teria os seguintes beneficios:
Trazer um ganho pro governo e pro cidadao contribuinte, ja que seria dinheiro de imposto gratis.
Iria preservar os empregos no setor bancario.
Iria permitir que o governo ajude pequenos negocios.

Ele termina com uma visao nada boa dizendo que caso isso nao ocorra, teremos perdas de empregos e prolongamento da crise. Se continuar assim, hospitais irao sofrer consequencias, educacao, o plano de desenvolvimento nacional, servicos sociais, e a Irlanda iria voltar a posicao que estava nos anos 70.

Cara, vamos falar de outro assunto…
As casas daqui de Ballina sao muito show! Prometo que assim que puder postarei fotos de algumas delas pra voces, assim como eu, ficarem com gostinho de agua na boca. Ok, estou num lugar que raramente faz sol e as temperaturas ficam em torno de 0 pra 5 graus no inverno. Mas o fato de eu gostar de frio ajuda muito. Na verdade eu tenho pavor de calor.

Quanto ao trabalho, nao tenho ainda muito o que falar, ainda estou em treinamento. Porem hoje fiz um teste que todos os funcionarios tem que fazer mensalmente. Tenho dado duro nesse teste, mas acho que vou ficar abaixo do nivel dos meus colegas. Afinal eles tem no minimo 6 meses a mais de experiencia. Nesse teste temos que classificar paginas de internet que nao sao tao faceis assim. Digamos que elas representam 1% do que acontece na vida real.

Em breve vou postar aqui uma resenha feita por mim, sobre o Chinese Democracy, ultimo disco dos Guns n' Roses...

Ate!

1 comment:

Fabio said...

caraca...por um momento pensei que estava lendo a coluna do Joelmir Betting kkkk. AJ escrevendo sobre economia...o mundo está mudando.

aqui a situação não é diferente. em dezembro foram fechadas 5 mil vagas de trabalho, só em SP. E digo mais, companheiro: com isso, o número de concurseiros só tende a aumentar.

Boa sorte no seu treinamento. Pelo o que vc me fala, parece ser um emprego bem interessante. Torço por vc.

Abração