Friday, March 13, 2009

Braveheart

Ontem assisti Braveheart, ou se preferirem Coracao Valente, na tv aberta.

Eh obviamente um filme que consta na minha top 10 list of favorite films. Sempre que eu vejo esse filme eu fico com vontade de ter nascido na Escocia :-)

Agora gosto de ver mais ainda esse filme pois sei algumas coisas que nao sabia ha 10 ou 15 anos. Tipo, a maioria do elenco sao atores irish, mas tambem tem escoceses e ingleses. Porem o principal ator, Mel Gibson, que faz o papel do Martir escoces Wallace, na verdade eh americano-australiano. Ou seja uma salada de sotaques.

Fazendo uma comparacao bem exdruxula, o Wallace esta pra Escocia o que o Tiradentes esta pro Brasil.

Outro fato interessante: o castelo onde um monte de cenas foram filmadas, incluindo a da execucao, eh o Trim Castle e fica aqui, na Irlanda. Varias outras cenas do filme foram feitas aqui na Irlanda, apesar de o filme ter uma legenda logo no comeco dizendo "Escocia 1300 e alguma coisa". O motivo disso, que eu ouvi dizer em algum lugar, foi que nessa epoca a Irlanda tava crescendo a todo vapor e o governo deu incentivos fiscais pra que filmes fossem feitos aqui. Em outras palavras, ficou mais barato filmar aqui do que na Escocia. E no fundo, as paisagens sao muito parecidas sem afetar a qualidade do filme. Cara, esse castelo de Trim eh sem duvida o castelo mais irado que eu ja vi. Nao soh pela conservacao, mas pela grandiosidade. Ja fui la duas vezes e se algum amigo meu brasileiro vier me visitar irei mais uma vez tranquilamente.
Outra curiosidade que acabei de descobrir pelo IMDB eh que a trilha sonora, especialmente a que toca no funeral do pai de Wallace nao eh de gaita de fole escocesa(bag pipes) e sim da irish(uillean pipe).

Mais uma, dai fui eu que percebi mesmo: a cena final da execucao lembra a cena final da crucificacao de Jesus Cristo no filme A paixao de Cristo, do mesmo Mel Gibson(Visoes, sofrimento, slow motion-tecnica megaultraover usada pelo M.G. e claro, a morte na frente do povo torcendo pra que ele morra).

"FREEEEEEEEEEEDOMMMMMMMMMMMM" ;~)

Acho que seria interessante se algum diretor brasileiro resolvesse filmar a historia de Tiradentes.

No comments: