Tuesday, August 4, 2009

back home

Ola blog, blz? Cada vez q eu escrevo aqui eu acho que tem alguem lendo, mesmo assim pelo fato desse sentimento ser apenas um "achismo" e nao uma certeza, isso aqui fica uma coisa meio esquizo, meio "sweating bullets", rs. Enfim, blog, nao senti tanta tua falta como vc deve ter percebido tirei duas semanas de ferias no Rio.

Depois de 17 horas de viagem com direito a conexao em paris, 5 horas dormindo no chao do Charles de Gaulle, mala quebrada que eu ate imagino o que vai rolar, to em casa agora, cansaaaaaaaaado. Essa palavra eh pouco pra dizer. Voo ate tranquilo, tirando o servico da Air France que caiu muito, alias, creio eu, isso se deve ao acidente com o Air bus. Pois agora eles soh tao utilizando o 747 que tem uma tvzinha ruim com filmes chatissimos. Eh uma pena q tenha rolado esse acidente pq o Air bus eh bem confortavel e tem tvs individuais com jogos e varias paradas pra manter vc menos entediado possivel nas longas 10 horas. Depois q houve esse acidente no voo Rio-Paris, a Karen ficou assustada mas eu falei pra ela reservar por eles pois ainda acreditava que o servico fosse bom. Como eu queria ser rico nessas horas soh pra poder ir de primeira classe...

Muita coisa rolou nessas duas semanas. Primeiro dia teve uma recepcao calorosa la no Belmonte. Na verdade era uma segunda feira e eu contava com uns 4 ou 5 gatos pingados. Na verdade tinha mais de 10 cabecas incluindo os amigos mais antigos.

A todo instante eu observava os pontos altos e baixos dessa viagem sempre pensando em vc, blog :-P

Os altos foram ver meus coroas e encontrar com a gangue no belmonte; Rodar pelo interior do Rio, que apesar de ainda ter muito o que melhorar ainda preserva a beleza natural das praias. Destaque pra Arraial do Cabo que desde o restaurante ate o passeio de barco foi excelente. A Karen reclamou um pouco do frio e eu admito que o outono eh a melhor epoca no Rio. Alias o inverno do Rio eh muito parecido com o verao daqui.

Vou relatar as diferencas que eu observava e nao estava mais acostumado:

O tratamento diferencial dos garcons. Isso eh facilmente explicado: aqui nao existe tradicao de ser garcom e geralmente se encontra muitas garconetes fazendo bico ou trabalho temporario. Ao contrario, assim como em outros paises latinos, o Brasil tem muito senhor trabalhando como garcom e que gostam do que fazem. Simplesmente os caras viram teu psicologo. Vc sente prazer em ser servido enquanto aqui as vezes parece que a garconete quer se livrar logo de tu. Outra diferenca eh que aqui nao se passa horas comendo e portanto nao tem o costume do couvert.

Mas a diferenca mais boSSal que eu vi foi o transito. Cara eu tinha esquecido o quanto o povo eh mal educado. Na estrada Buzios-Saquarema que eu me aventurei dirigindo o bugre rolou um verdadeiro safari pela selva. Tinha courier filha da puta me fechando e ainda buzinando! Acidente com dois carros que ficaram igual lata de sardinha, carros e mais carros costurando a vontade, enfim, essa eh uma lembranca que traumatizou a nos dois e certamente nao vai deixar nenhuma saudade. Na verdade eu fico puto mesmo. Puto em saber que os brasileiros sao tao gentis e hospitaleiros ate o momento que seguram num volante. Dai como num passe de magia negra se transformam no capeta! Por falar em ficar puto, tambem rola esse sentimento quando meus pais me falam que o pedagio que eles pagam pra uns 10 ou 15 km de estrada pra saqua eh algo em torno de 14 reais! Aqui pra eu atravessar o pais pago 2.90Euros! Fico puto tambem quando vejo um fdp de um politico que sofreu impeachment ainda na minha geracao voltar por cima e ainda defender outro fdp que ja devia ter morrido faz tempo. Fico puto tambem de pensar que pra esse pais mudar eh preciso que se de uma faxina geral naquela porra de capital. Bateu a revolta, rs!

Claro que eu nao ia falar somente de coisas boas nesse post. Mas voltando, passamos dois dias em Buzios que foram tranquilos. Mas cheguei a umas conclusoes que soh reforcam o que eu sempre soube...Sou mais Ilha Grande. Buzios eh caro, ate mesmo pros europeus e pra mim, ja que ganho em euros. A frequencia de Buzios eh meio estranha, o lugar eh montado pra americano e europeu. Enfim, Ilha grande eh mais democratico, simples e bonito. Mas nao vou cuspir no prato que comi, pois ficamos num albergue maneirissimo(apesar de meio salgado!). O lugar se chama Nomad e deixo aqui minha recomendacao pra todos que resolverem pernoitar no local de ferias da Brigitte Bardot.

Outro ponto baixo foi nao ter visto toda a galera que eu queria(sei que uns vao ficar putos quando souberem que eu tive ai). Mas a questao eh: como separar 13 dias onde eu tive que ir a casamento de amigo, viajar, e ainda passear pela cidade?! Tivemos que cortar alguns planos que rolaram ainda no aviao na ida. Tipo, Parati, Ilha grande(sniff), Cristo Redentor e praia da Macumba. Outros programas surgiram de improviso e esses foram os melhores.

Rolou muuuuuuuuuito japa. Voltei ja com saudade do sushi. Eu nao lembrava de como se encontra bons restaurantes japa no Rio facilmente. Fui pra alguns velhos conhecidos e descobri outros. Aqui infelizmente o unico japa bom que tem tem um gosto de plastico e eh caro. Fui pro Emporio duas vezes tambem; nas duas ja tava mais pra la do que pra ca, mas foi melhor assim ja que aquele inferninho tava caido. Falando ainda em comida rolou churrasco tambem. Fomos finalmente no Porcao Rios com meu primo e a noiva. Confesso que ate hoje nao sei porque o preco deles tem que ser triplamente mais caro do que uma churrascaria como a Baby beef se o servico e o buffet sao praticamente o mesmo? Tive que lembrar umas duas vezes ao garcom de trazer minha preferida: picanha ao alho. Enfim, saimos meio decepcionados, mas valeu pela companhia. Fiquei feliz pelo meu primo ter achado o espaco nerd dele, rs, "unidos venceremos".

Foi maneiro tb rever meu brother. Ele e a minha cunhada levaram a gente no maraca pra ver o Fluminense jogar contra o Cruzeiro. A Karen foi uniformizada e ficamos perto da torcida mais barulhenta. Apesar da festa e empolgacao o jogo foi um amargo empate de 1x1. Outro precinho salgado, 30 reais pra ver uma partida, ok, tudo bem levando-se em conta que o estadio foi reformulado e ta pronto pra uma copa. Porem, arquibancadas extremamente sujas. Entao ta salgado mesmo, porra! Outro ponto que meu irmao observou eh que o informante do Estadio soh fala portugues. Considerando que tem uma porrada de gringo que vai pra esses jogos ja era hora de por uma traducao. Simples como "next stop, flamengo"! Alias esse prob que o carioca ou talvez o brasileiro tem em falar ingles eh esquisito. Eu tenho varios amigos que falam ingles, mesmo que seja o mais simples possivel,mas tem medo de falar. Isso tornou as conversas muitas vezes interessantes pra mim e extremamente entediantes pra Karen. Eu confesso que to cansado de falar ingles e que tava ate com falta de falar portugues, mas tenho que respeitar minha esposa. Eh um bloqueio que realmente eu n entendo.

Bom perdi um pouco o fio da meada aqui porque fui fazer outras nerdices na internet. Vou parar por agora pq acho que ja rolou bastante por esse post.

Later!

No comments: