Monday, August 31, 2009

mal acostumado, vc me deixouuuuuuu

Essa situacao atual ta deixando o povo daqui irado. Na verdade agora o q se ve nas ruas eh um sentimento de entorpecimento diante de tanta demissao, tanta desgraca. Mesmo assim, existe gente (eu por exemplo) que acredita que a Irlanda vai sair dessa recessao logo. A minha teoria eh q o tigre celta esta mal acostumado;

Pois bem, se formos voltar pra decada de 70, ou ate mesmo meados de 80, isso aqui era um pais a beira da falencia. O vulcao IRA tava aprontando muito e o resto da Europa meio que "cagava" pra essa ilha que os brasileiros daqui gostam de chamar de Fazendao.

Chegou a dec. de 90 e veio o boom do tigre: incentivos fiscais e principalmente ajuda da UE fizeram esse pais crescer realmente 500 anos em 5 :-P Abriram-se oportunidades pros imigrantes e antes, os Irish que largavam o pais pra ser mao de obra barata nos EUA ou no Reino Unido, agoram retornam pra casa pra buscar oportunidades ainda melhores do que os paises estrangeiros.

Houve a tal da recessao anunciada no fim do ano passado. As coisas aqui ficaram esquisitas. Muitas pessoas perderam empregos, empresas faliram. A Karen teve corte no salario e nao sabe se a empresa vai aguentar essa tempestade. Ao meu lado pessoas e pessoas "on the dole" que eh o seguro-desemprego. O Estado tambem reagiu e cortou alguns beneficios aos pensionistas. Enfim, o panico foi generalizado e instalado em 2009 e as previsoes eh que essa turbulencia vai durar um tempo ainda.

A minha visao, alguns podem achar que seja otimista, eh um pouco diferente. Otimismo que se explica pelo fato de que no meio dessa tempestade eu consegui um emprego, uma amiga minha brasileira tambem e nao fomos diretamente atingidos por essa tormenta. Talvez por isso eu tenha essa ideia de que o que ocorre aqui eh um "mal costume". As pessoas ficaram mal acostumadas a ter um pais cujo o salario era o segundo maior do mundo e ranking no topo de qualidade de vida(se duvida, clique aqui ) Hoje, esse numero caiu pra decimo, ou seja, Dublin ainda consta na lista dos 10 mais ricos do mundo. Foi um tombo feio mesmo assim. Boa quantidade das empresas aqui instaladas (incluindo a minha) sao americanas e portanto a Irlanda foi uma das mais afetadas, tirando os EUA, claro!

************************************************************************************

Fui no show do grupo da Ingrid - women of ireland nesse fim de semana. Em breve colocarei umas fotos. Show em si cafona, mas com muita danca e musica tradicional e principalmente a gaita de fole irlandesa, que pra mim eh o instrumento com som mais incrivel que existe.
Antes do show aproveitamos e fizemos uma sessao de sauna e jacuzzi no Spa do hotel do lado do apt que ficamos(sim a recessao ainda permite esses luxos). Voltei pra trab hoje totalmente relaxado. Fim de semana zen total!

No comments: