Thursday, October 1, 2009

Lisbon treaty, livros


Vc sabe que esta no interior quando vc tem q parar o carro pra travessias de pedestres um tanto diferentes.




Amanha havera aqui o referendo sobre o Tratado de Lisboa. Sim ou Nao para o Tratado sera decidido por todos os europeus que moram aqui na Irlanda e que quiserem votar(ao contrario do Brasil e igual ha muitos paises o voto aqui nao eh obrigatorio). Eu confesso que tenho medo de mudancas. Alem disso eu nao sinto que tenho informacao suficiente sobre o assunto. Conversando com outras pessoas aqui, o sentimento coletivo eh o mesmo. Porem ja que nao posso votar, motivo esse pelo fato de eu nao ser cidadao europeu, eu fico mais acomodado ainda. Algumas pessoas nao querem votar e eu tenho dito pra elas que nao votando vc esta aceitando o que os outros vao decidir por vc. O fato eh que as pessoas recebem um informativo (que muito provavelmente eh do governo irlandes) falando sobre as principais mudancas que o Tratado de Lisboa propoe pra Uniao Europeia. Ca entre nos, por mais que o informativo se declare "neutro" eh de se suspeitar que alguns detalhes possam ser omitidos, nao?! Somando-se a isso recebi um email com varias razoes pra se votar "No" que em outras ocasioes eu ignoraria, porem vindo de quem veio eu dei muita importancia. A Sinead, que enviou o tal email eh extremamente informada politicamente falando e ja conversei com ela sobre politica algumas vezes. Nossas visoes meio que se encaixam e portanto creio eu que pessoas como ela merecem credito.

Aproveitando o tema "politica", engracado que eu ouvi faz um tempo nao sei de quem, nao sei onde, que a quantidade de cientistas politicos que ha num pais eh diretamente proporcional a quantidade de problemas que esse pais tem. Engracado que sempre que me deparo com um ou outro "cientista politico" falando alguma EmE sobre o Brasil ou o mundo eu lembro dessa frase.

Um levantamento curioso que um amigo meu me apresentou aponta que a Irlanda tem mais investimento de empresas americanas do que os BRIC juntos! Faz sentido pois esse pais foi diretamente afetado pela crise, enquanto que paises como o Brasil "tiraram onda" e tiveram um crescimento economico ate. E parece que com o pre-sal ninguem segura essa onda positiva do Brasil. Ja aqui...bom a tempestade mesmo ja passou, mas ainda tem muita gente com a corda no pescoco ou pessoas que ainda nao sairam do limbo.

Indo pro lado Egocentrista desse blog, vou falar sobre a minha talvez frustracao com livros. No momento tenho lido a autobio do Slash, alcancei a metade e se tudo der certo termino em uma semana, ou talvez duas, ou, ou... O problema que eu tenho com livros eh que nao consigo consumir o tanto que eu gostaria, consumo esse que eh muito bom, imagina como seria o mundo se as pessoas consumissem mais livros do que roupas ou como diria um amigo do Rio "antes um bom livro do que uma foda ruim" rs. Tipo, aquela estoria de "nao tenho tempo pra ler livros" eh velha, mas comigo funciona mais nesse sentido: Eu TENHO tempo pra livros, mas priorizo esse tempo fazendo outras coisas, tais como, tarefas de casa, internet e falando com as duas mulheres que eu falo todos os dias: minha esposa e minha mae. Dai empurrando o espaco pra leitura sobra uma horinha antes de chapar. Nao eh nada! Eu digo que adoro livros, mas quase nao tenho contato com eles. Por esse motivo vou passar a selecionar muito cautelosamente tudo que vai passar diante dos meus olhos. O proximo livro ainda nao sei, mas certamente nao sera uma bio, provavelmente sera um de ficcao que meu sogro me emprestou, por sinal meu sogro tambem eh uma pessoa que eu respeito muito.

No comments: