Tuesday, May 12, 2009

Nacionalismo X Patriotismo, Eleicoes locais

Esse vai ser mais um post politico.

Estava lembrando de um papo que eu tive uns anos atras com uns amigos pra tentar diferenciar essas duas palavras: nacionalismo X patriotismo. Ontem, tomando meu cha, cheguei a umas conclusoes que talvez respondam essa pergunta. Pelo menos pra mim, rs.

Nacionalismo exarcebado eh aquele que gera movimentos internos politicos e revolucionarios tais como o IRA; Patriotismo exarcebado eh aquele que gera guerras e conflitos externos. Pois bem, claro que sao definicoes minhas de duas palavras que eu acho interessante pois elas poderiam estar como o Amor X Odio. Ha apenas uma linha tenue que as separa.

Se fosse pra optar entre um e outro eu ficaria com o nacionalismo. Acredito e sempre acreditarei que o Estado deve se voltar pros interesses internos, provendo a populacao com todos os tipos de servicos publicos eficientes. Isso soh vemos mesmo nos paises desenvolvidos. Mesmo assim, hospitais publicos e emergencias ainda estao longe de serem satisfatorios pra grande parte da populacao mundial. Eu mesmo ja precisei de uma emergencia aqui na Irlanda quando cortei minha mao numa taca de vinho e a lembranca que eu tenho da emergencia me faz esperar que eu nunca precise de novo, rs. Enquanto o Estado nao fizer o seu trabalho da forma ideal e justa pra todos, o mundo continuara tendo os extras beneficios de ONGs, voluntariados, BOPES e afins.

Aqui, eu acredito, existe mais um sentimento nacionalista do que patriotico. Ao contrario dos EUA onde as pessoas tem orgulho de ficar exibindo a bandeira em tudo que eh lugar pra dizer que sao americanos, aqui funciona mais como uma resistencia. Os irish do passado mantiveram esse pais independente do Reino Unido e isso eh uma das coisas que eu mais sinto orgulho aqui.

Se der, vou me registrar essa semana pra votar nas eleicoes locais. Em todos os lugares tem cartazes dos politicos e todos me aconselham a votar em qualquer partido menos o Fina Fal(nao sei como escreve, mas essa eh a pronuncia). Esse partido esta no poder da Irlanda ha anos e o povo quer mudanca. Tem opcoes de partidos socialista, partido trabalhista e ate o partido gay, quer dizer, partido verde, rs. Tem tambem os candidatos independentes, ou seja, aqueles que optaram por nao se afiliar a nenhum partido. Confesso que nao sei se isso eh permitido no Brasil, mas adorei essa ideia.

Esse extremapoliticamente politico post vai chegando ao fim!

Hugs and kisses

No comments: