Saturday, December 5, 2009

A Irlanda na 2 guerra

Ja fazia um tempo que faltava um post politico aqui entao esse vai ser:

Ja faz um bom tempo que eu tive uma conversa com uns Irish(sim, com letra maiuscula) sobre o papel "neutro" da Irlanda na 2 guerra mundial. Essa curiosidade veio tambem por um fato; na grande cosmopolita Dublin tem imigrantes e comunidades de tudo que eh parte do mundo, exceto judeus. Ja ouvi falar de uma sinagoga, mas nunca vi nada relacionado a. A explicacao disso eh um pouco complexa e nos leva a inferir que nem tudo eh o que parece ser...

Levando-se em conta que a Irlanda la dos anos 30,40 era economicamente pobre e nao tinha poderio militar.

A Irlanda tambem tinha praticamente ditado sua independencia(ainda que parcial) uma decada antes.

Havia um sentimento nacionalista aqui e o IRA estava a todo vapor. Ha ate o fato de que um dos comandantes do IRA tinha fascinio pelo nazismo alemao.

Somando-se a isso, o De Valera que era o primeiro-ministro da epoca nao demonstrou nenhum interesse em se juntar aos Aliados.

Por outro lado milhares de soldados irish ingressaram nas forcas armadas britanicas (talvez pelo fato de nao terem nada a perder)

A maioria da populacao apoiava a neutralidade.

Enfim, o assunto eh bem mais complexo que isso e se vc quiser mais detalhes existem bons livros por ai.

Fica uma pergunta complexa que talvez nao tenha resposta: essa "neutralidade" foi mesmo apenas pra ficar de fora da II Guerra, OU, foi uma neutralidade no sentido de nao ajudar ou sequer mostrar apoio aos Aliados? ;-)

Vale lembrar que essa independencia parcial da Irlanda sobre o dominio britanico foi as custas de muito sangue.

Imaginando um cenario mais proximo, na minha visao seria o mesmo que vc ter um primo que tentou abusar de vc e agora ta se metendo numa briga com alguem mau que quer bater em todo mundo. E ai, vc ajuda esse seu primo ou fica "neutro"?

beijundas

No comments: