Wednesday, November 4, 2009

Todo mundo tem a sua verdade e o que eh verdade pra vc pode nao ser a verdade pra mim e vice versa. Vou expor aqui a minha verdade e q se tornou verdade pra mim ja tem quase 5 anos, muito principalmente por conta de um livro e dos fatos que precederam esse livro. A minha vida era terrivel e eu nao sabia. Quando tive esse tempo pra refletir busquei esse livro da colecao primeiros passos chamado "o que eh zen". Vale lembrar que eu cheguei a esse livro atraves do meu professor de japones, quando, por uma curiosidade que me perseguia ha alguns anos eu perguntei por algum livro que falasse sobre budismo. Ele me emprestou esse livrinho de digamos 40 pagininhas bem fininho que eu quase tive que rir da cara dele ou pensar que era um deboche. Pois ao folhear as primeiras paginas eu tive que me entregar a leitura e quando eu terminei eu descobri que havia aprendido mais com aquele livrinho do que com anos de vida. Descobri o que se tornou hoje a minha verdade.

O zen-budismo que na verdade eh uma derivacao do budismo indiano que por sua vez tambem originou o chines, eh "facil" de entender. Eh puro e profundo. A impermanencia das coisas, a meditacao, os famosos ensinamentos como o do monge que queimou todas as imagens de Buda que havia no templo apenas pra mostrar pros discipulos que eles nao devem ter nenhum apego a imagens e que aquelas serviam apenas pra mostrar como se deve meditar. O nao apego ao material tambem eh algo que eu constantemente aplico. O ter e desejar estao proporcionalmente relacionados com o sofrimento. Dai eu fui tirando minhas proprias conclusoes, nada eh seu, ate mesmo a sua vida um dia vai ser tirada de vc, e somente pra essa sociedade totalmente contaminada pela ocidental eh que faz sentido ter apego ao material e desejar. Li hoje em outro lugar que devemos "sonhar sempre e buscar nossos sonhos". Essa verdade nao se aplica a mim. O sonho nesse caso poderia ser transferido como desejar, e novamente estamos naquele circulo de "quanto mais se deseja, mais se sofre". Indo pelo lado oposto podemos dizer que uma pessoa que vive sua vida inteira nos campos, sem bens materiais com aquela vida bem pacata pode ser tao ou mais feliz quanto um sultao que vive num palacio cercado de mulheres e muitas comidas. A primeira pessoa nao necessariamente tem sonhos, ja a segunda pode ate ter mas eles talvez nao facam sentido.

Algo que eu aprendi nesse livro eh que quanto mais vc se desprende das coisas, mais perto da iluminacao vc esta. Quando algum conhecido morre ou alguem que vc ama cai fora, vc involuntariamente sofre a perda. No dia-a-dia a sua mente elabora meios de ou lidar com aquilo ou absorver aquela carga e entrar numa profunda depressao. Os seus pensamentos sao como um rio e vc deve deixa-los fluir. Assim como os bons pensamentos vem e passam os maus tambem devem fluir. Praticamos diariamente a meditacao e sem nos darmos conta, estamos meditando quando vamos ao trabalho. Meditamos quando voltamos pra casa. Tenho um colega do trabalho que ODEIA e nao admite que eu fale nada sobre trabalho quando estamos fora dele. Esse cara esta meditando. A nossa mente eh mais criativa do que nos imaginamos e assim suporta a rotina. Pois a palavra "rotina" nos da uma sensacao de agonia, quando na verdade ela pode ser vista como um exercicio da mente. Quando vc ta enfrentando algum medo vc esta meditando, deixando o pensamento fluir. O ser humano precisa ser e nao ter! Quando eu digo que quero ter um carro, eu nao quero o carro, eu simplesmente preciso de um pra ser util a minha vida. Idem pra casa, roupa, livros, e tudo que eh material. Eh claro que pra ser totalmente desapegado as coisas eu teria que ser um monge. Ainda sou e muito apegado as pessoas a minha volta. Nada mal nisso pois as pessoas tem alma. Mas desejos de subir na vida, de ganhar mais, de ter mais, de possuir algo soh pq o outro tem, sao vazios.

Outra coisa que alguem precisa saber sobre mim eh q eu sou fascinado pela cultura do oriente. Se algo perdura por mais de 2000 anos esse negocio nao pode ta errado :-) Incluo ai China(Tao), Japao(Zen budismo) Israel (Cabala) e India (Yoga, budismo). Alem disso, praticava Kung fu no Brasil, o que eh algo que estou tentando dar continuidade aqui apesar de ser muito dificil achar aulas. Penso que a dor fisica eh uma forma de fortalecer o espirito e a mente. Pois quando se fala de dor, eh a mente que cria, mas eh a mente que tambem suporta.

Esses sao alguns dos principais pensamentos que eu tirei desse livreto e espero que gostem. Se nao gostarem tb nao tem prob. afinal como eu disse la em cima, a sua verdade pode ser melhor que a minha, pra vc eh claro!

A vontade de expor essas ideias vem porque eu vou comecar a ler um livro que peguei na biblioteca local hoje e nao tenho ainda coragem de falar que livro eh esse ainda. Nao sei o q vao pensar mas o lance eh q eu peguei esse livro pra treinar ingles e pra poder falar algo sobre o autor por quem sempre tive um preconceito infinito. Tb escolhi esse livro pelo fato da estoria ser aqui na Irlanda :-) Pronto acho que agora ja dei pista demais e vcs vao sacar de quem eu to falando.

Um beijo do gordo! Mua! Desculpem pela falta de formatacao de texto, acentos, erros e afins. Isso aqui eh a minha cara, dinamico e sem voltas. Se deixei escapar erros pode ter certeza que foi por relaxamento e nao por falta de conhecimento de portugues. :-P

No comments: